Demencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de AVC (Acidente Vascular Cerebral)
Acidente Vascular Cerebral conhecido popularmente por derrame é responsável por 10% das mortes no mundo a cada ano. É caracterizado pela interrupção dofluxo sanguíneo numa determinada área do cérebro e classificado em dois tipos: isquêmico e hemorrágico.

Acidente vascular cerebral isquêmico (entupimento):
AVC Isquêmico conhecido como infartocerebral é bastante comum e responsável por 80% das dos casos de AVC, caracteriza-se pelo entupimento dos vasos cerebrais que pode ser causado por trombose (formação de placas em uma artéria) ou embolia(placa de gordura originária de outra parte do corpo vinda via corrente sanguínea que chega aos vasos cerebrais) privando a região afetada do cerebro de nutrientes e oxigênio. Nos primeiros momentos doAVC isquêmico não há morte de tecido cerebral, mas a falta de suprimento sanguíneo provoca a rápida degeneração do tecido cerebral.
Acidente vascular cerebral hemorrágico (rompimento):
É o acidentevascular cerebral menos comum presente em cerca de 20% dos casos, mas não menos grave. Neste caso, o vaso se rompe e o sangue extravasa alagando uma área da massa cinzenta o sangue em contato com essaregião tem ação irritativa. Além disso, a inflamação e o efeito da pressão exercida pelo coágulo de sangue no tecido nervoso prejudica e degenera o cérebro e a função cerebral.
Esse tipo de AVC émais comum em jovens e pode vir acompanhado de uma forte dor de cabeça, náuseas e vômitos. Mas às vezes não dá nenhum sinal. Sabe-se que alguns hábitos, como fumar, usar contraceptivos orais e o abusode álcool e drogas favorecem esse tipo de ataque.
Existem dois tipos de hemorrágias:
- Hemorragia Subaracnóidea:
Quando um vaso da superfície se rompe, derramando sangue no espaço entre o cérebroe o crânio (espaço subaracnóideo). A causa mais comum é o rompimento de um aneurisma (os aneurismas são defeitos que surgem nas artérias e que fazem com que suas paredes fiquem mais fracas) fatos...
tracking img