Demandas metodologias monoparadigma e o desenvolvimento da contabilidade gerencial

376 palavras 2 páginas
Fundação Pedro Leopoldo
Mestrado Profissional em Administração
Aluno: Alan Carlo Lopes Valentim Silva
Disciplina: Contabilidade Gerencial Professor: Ricardo Vinicius Dias Jordão

RESUMO

Demandas metodológicas, monoparadigma e o desenvolvimento da contabilidade gerencial.

O artigo buscou verificar o desenvolvimento conceitual da contabilidade gerencial , considerando a atual situação e os maiores gargalos e observações evidenciadas por alguns autores. Tais autores afirmam que a contabilidade gerencial é um campo, muito propício a pesquisas de alto valor agregado, a sociedade e a economia. Uma forte crítica apontada é que os autores procuram estudar assuntos que estão “na moda” e esquecem de buscar informações que realmente geram valor à sociedade e à Economia. Zimmerman destacou que o grande foco da pesquisa contábil gerencial se concentra apenas em descrever fenômenos observados, ao invés de gerar teorias para predição de eventos. O autor menciona alguns pontos que favorece o fracasso da literatura empírica da contabilidade:
Ausência de dados;
Abordagem indutiva não guiada por uma teoria;
Incentivos para pesquisa;
Sustentação conceitual não econômica;
Poucas teorias passíveis de serem testadas no sentido de previsões; e
Ênfase na decisão e não no controle.
Os autores Ittner e Larcker descrevem que a pesquisa precisa ser orientada para a prática e destaca a dificuldade de relacionar a performance econômica com a utilização de práticas gerenciais.
No texto, outros autores destacam a preocupação de pesquisas que tenham mais testes e mais teoria, onde a preocupação legitima seja importante, de forma que haja a homogeneidade versus heterogeneidade na pesquisa.

Dentro das universidades, principalmente em cursos de pós graduação, as discussões acadêmicas tendem a ser mais incentivadas, mas a é necessário que a pesquisa tenha uma boa estrutura, definição clara dos objetivos pelo autor, entrevistas e questionários consistentes e coerentes, de

Relacionados

  • Contabilidade gerencial
    2890 palavras | 12 páginas
  • Contabilidade Gerencial
    8666 palavras | 35 páginas
  • Governança
    6736 palavras | 27 páginas
  • PESQUISA CONTABIL: UMA ANALISE FILOSOFICA
    19302 palavras | 78 páginas