CONSTRUINDO CONHECIMENTO SOBRE OS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

2087 palavras 9 páginas
RESUMO

No presente estudo foi tratado da educação inclusiva apresentando formas de como se deve construir o conhecimento sobre os portadores de diversos tipos de deficiência no ensino regular, no qual todo seu processo dependente de todos ao seu redor, a escola, a família e a sociedade através de ações inclusivas, principalmente no ambiente escolar.

Conclui-se que é um processo complexo, e que envolve a participação de todos e de todas as várias ações no âmbito da educação, da saúde e em toda sua estrutura.

PALAVRA-CHAVE: Construção; Conhecimento; Qualificação na Educação Especial.

1 INTRODUÇÃO

Faz-se essencial a aquisição de conhecimentos nas áreas da deficiência por parte das escolas, das famílias e da sociedade, para que os direitos dos deficientes não sejam violados, e sejam combatidos à discriminação, oferecendo condições de permanência e acesso para todos os alunos com deficiência sendo ela leve, moderada ou severa.
O termo construindo conhecimento sobre os portadores de necessidades especiais se aplica em diversas situações e um cuidado especial precisa ser tomado para dar ênfase no que diz respeito à inserção desses portadores de deficiência, pois se trata de pessoas. A partir dessa compreensão apresento algumas orientações para se construir esse conhecimento.

2 A EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEU UNIVERSO DEMOCRÁTICO.

A Educação Especial é uma modalidade de ensino cuja aplicação permeia todo o sistema educacional, proporcionando as pessoas com deficiência a promoção de suas capacidades, o desenvolvimento integral de sua personalidade, a participação ativa na sociedade e no mundo do trabalho e aquisição de conhecimentos sendo seu papel de grande valor dentro da perspectiva de atender as crescentes cobranças de uma sociedade em processo de renovação e de busca incessante da democracia, que só será alcançada quando todas as

Relacionados

  • TRATADO DE SAUDE DE COLETIVA
    327885 palavras | 1312 páginas
  • Hist ria Teoria Jos Carlos Reis 3a
    90437 palavras | 362 páginas
  • As Cruzadas Vistas pelos rabes
    105991 palavras | 424 páginas