Demanda, oferta e equilibrio de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (380 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Microeconomia é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias e das empresas e os mercados nos quais operam, a oferta e demanda, a formação dos preços no mercado de bens eserviços e fatores de produção.

Dentro desta Teoria, temos ainda o conceito de Coeteris paribus, que é uma condição que analisa um mercado isoladamente, supondo que os demais mercados sejamconstantes, não sendo afetado pelos demais. Para o raciocínio econômico, essa condição serve também para verificar o efeito de variáveis isoladas, independente dos efeitos de outras variáveis como, por exemplo,a procura, a renda do consumidor, gastos e preferências do consumidor, etc.

Quanto a Demanda de Mercado, a mesma é definida pela quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidoresdesejam adquirir, num dado período. É considerada como um fluxo, pois deve ser determinada em um certo período de tempo.

A Teoria da Demanda tem alguns fundamentos:
Teoria do Valor Utilidade: valorde um bem que se forma de acordo com a satisfação que o bem representa para a comunidade. Abrange o valor de uso, que significa a utilidade ou satisfação que o bem representa ao consumidor e o valor detroca, que se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da oferta e da demanda do bem ou serviço.

Teoria do Valor do Trabalho: Considera que o valor de um bem se forma do lado da oferta, medianteos custos do trabalho incorporado ao bem, do tempo produtivo que é incorporado ao bem depende dos cursos.

A Utilidade Total tende a aumentar quanto maior for a quantidade consumida do bem ouserviço. A Utilidade Marginal, definida como a satisfação adicional (na margem) é obtida pelo consumo de mais de uma unidade do bem, é decrescente, porque o consumidor vai saturando-se desse bem quantomais o consome.

A quantidade demandada considera variáveis diferentes em relação ao conceito de demanda, abrangendo o preço do próprio bem (efeito substituição e efeito renda) ou a relação de...
tracking img