Delta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4717 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Conteúdo















Introdução

Ao longo dos anos, a Delta Cafés conseguiu transformar-se numa verdadeira empresa de sucesso em Portugal, posicionando-se como líder do mercado. Tudo isto graças ao seu presidente Rui Nabeiro que sempre deu a cara pela empresa, e que desde sempre conseguiu impor uma filosofia assente no bom relacionamento com os clientes.
Sabendoque esta é um “Case Study”, foi decidido realizar este trabalho sobre a Delta Cafés, que recai sobre a caracterização desta, tendo como objectivos:
Características gerais (data de fundação, sector de actividade, dimensão, localização);
Estratégia empresarial;
Processo de internacionalização;
Estrutura e cultura organizacional;
Ética e responsabilidade social;Características Gerais

Empresa: Delta Cafés (Nova Delta – comércio e indústria de cafés, Lda.)
Ano de Fundação: 1961
Fundador: Rui Nabeiro
Forma jurídica da empresa: sociedade anónima
Capital Social: 72.202.025€
Sede: Campo Maior, Alentejo
Empregados: 3000
Actividades da empresa: torrefacção de cafés e sucedâneos e a sua comercialização

Visão
A Delta Cafés é uma Companhia dereferência na torrefacção e distribuição de café que oferece aos seus consumidores produtos de elevada segurança e qualidade, que se baseia, na investigação e (re) invenção do negócio, redesenhando os seus produtos e serviços para modelos de produção mais sustentáveis

Missão
A Delta Cafés tem como missão a torrefacção, distribuição e comercialização de café de elevada qualidade naPenínsula Ibérica e em outros países.

História
A empresa portuguesa Delta Cafés foi fundada em 1961 por Rui Nabeiro e, hoje-em-dia, está entre os líderes de mercado na Península Ibérica na área da torra e do empacotamento de café.
A sua sede situa-se em Campo Maior, Alentejo, onde num pequeno armazém de 50 m2 e com apenas duas bolas de torra de 30 kg de capacidade, nasce esta grande marca.Desde o seu início, a Delta Cafés fazia de cada cliente um amigo. Amigo este que não só se mantinha fiel à marca, como também recomendava a mesma, possibilitando um crescimento sustentado do negócio e um maior número de clientes. Tal como dizia Rui Nabeiro: “Um Cliente Um Amigo, sendo também reconhecida como uma Marca de Rosto Humano, onde valores como a Honestidade, Lealdade, Humildade,Qualidade Total, Solidariedade e Cidadania têm um papel de destaque nesta organização”.
Por volta dos anos 70, a estrutura comercial da Delta começou a ganhar uma nova forma, antecipando-se às exigências do mercado, através do desenvolvimento de novos produtos e de um serviço global de qualidade.
Em 1984, dá-se a separação da actividade comercial (desenvolvida pela empresa Manuel RuiAzinhais Nabeiro, Lda.) e da actividade industrial, passando esta a ser desenvolvida pela Nova Delta, SA.
Em 1994, a Nova Delta foi a primeira empresa do sector com certificação do sistema de qualidade (ISSO EN NP 29002).
Em 1998, foi o ano da nova restruturação. É criado o Grupo Nabeiro/Delta Cafés, com cerca de 22 empresas organizadas por áreas estratégicas, permitindo o reforço daactividade principal do grupo.
Em 2002, processa-se o segundo estágio de reestruturação do grupo com a criação da Delta Cafés, SGPS, para a compra de café verde e torrefacção e comercialização de café torrado.
Em termos de internacionalização, a marca de cafés de Campo Maior está presente em mais de 40 países, tendo maior presença em Espanha (onde tem 16 departamentos comerciais).
Em2011, a Delta compra café praticamente a todos os países produtores, de entre os quais: Brasil, Angola, Vietname e Costa Rica. As exportações representam cerca de 20% da facturação total, e é feita para países como Espanha, França, Luxemburgo, Brasil e Angola.













Estratégia empresarial

A empresa Delta Cafés tem vindo a ganhar cada vez mais importância no mercado...
tracking img