Dekassegui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Depois da decepção, a ansiedade de voltar ao Japão.

Após morar por dez anos no Japão, Meire Tabuti retornou ao Brasil em 2006. Ela tentou de todas as formas construir a vida poraqui, mas os negócios não deram certo e as dívidas só se acumularam. Com isso, a solução está sendo voltar ao Japão. Ela e a filha Luana (de três anos) já estão de malas prontas para aviagem. Só estão esperando o visto sair para se juntarem ao marido Luciano, que já está lá desde 2008.

Meire, que está em Presidente Prudente (SP), explica por que decidiu retornar aoJapão: “Primeiro porque meu marido está lá. Segundo porque não tive sorte aqui. Por fim, eu adoro o estilo de vida de lá”. Ela não esconde a ansiedade de retornar ao local onde viveu naadolescência. “Sinto como se fosse minha primeira viagem, quando eu tinha catorze anos. Fico vendo fotos e pesquisando na web dicas para viajar com crianças”, conta a mãe de Luana.Mesmo dizendo que gosta muito do Japão, a ex-dekassegui chegou a pensar que nunca mais retornaria ao arquipélago. Ela e Luciano voltaram ao Brasil em novembro de 2006, por causa de umacrise de depressão dele. Na época, o casal decidiu que o melhor seria abrir um negócio próprio e tentar construir a vida no Brasil. No início o negócio rendeu algum lucro, mas em poucotempo a clientela sumiu e as dívidas começaram a se acumular.

A saída encontrada pelo casal foi Luciano trabalhar de novo no outro lado do mundo. Enquanto o marido estava lá, Meirecuidaria da filha e tentaria vender o estabelecimento que havia falido. Meire diz que agora não tem data para voltar ao Brasil: “Não tive sorte aqui. Vou ficar lá por tempo indeterminado.Nunca imaginei que sentiria tanta falta daquele país. Amo a cultura, comida, educação dos japoneses, segurança e, claro, o salário. Estou muito feliz de ir para lá mais uma vez”.
tracking img