Definisao de salario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Defina salário e Remuneração?
[Salário Base

O salário base será aquele definido pelo empregador no ato da
contratação, existem vários tipos de salário: por mês (mensalista), por
hora (horista), por comissão (comissionado), dentre outros.

Remuneração

Remuneração é o salário acrescido dos adicionais: Horas Extras,
Adicional de Periculosidade, Adicional de Insalubridade etc.]Referência Legislativa Básica: CLT - Arts. 76 e 457 a 467

Veja a definição de remunerar de acordo com o Dicionário Aurélio: "[Do lat. remunerare.] V. t. d. 1. Dar remuneração ou prêmio a; premiar, recompensar, galardoar, gratificar: 2. Pagar salários, honorários, rendas, etc., a; satisfazer, gratificar."
Para Sérgio Pinto Martins, "remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente peloempregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.”.
Observe que a remuneração inclui retribuições de terceiros (gorjetas, conforme textualmente explicitado no art. 457 da CLT).
Veja a definição de salário mínimo contida naCLT:
"Art. 76 - Salário mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do País, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte."
Salário: é a contraprestação devida e pagadiretamente pelo empregador ao empregado em função da relação empregatícia.
Remuneração: salário + gorjetas.
Capítulo II
Da Remuneração
Art. 457 - Compreendem-se na remuneração do empregado, para todos os efeitos legais, além do salário devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestação do serviço, as gorjetas que receber.
§ 1.º - Integram o salário não só a importância fixaestipulada, como também as comissões, percentagens, gratificações ajustadas, diárias para viagens e abonos pagos pelo empregador.
§ 2.º - Não se incluem nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% (cinquenta por cento) do salário percebido pelo empregado.
§ 3.º - Considera-se gorjeta não só a importância espontaneamente dada pelo cliente ao empregado,como também aquela que for cobrada pela empresa ao cliente, como adicional nas contas, a qualquer título, e destinada a distribuição aos empregados.
Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente aoempregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.
§ 1.º Os valores atribuídos às prestações "in natura" deverão ser justos e razoáveis, não podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salário-mínimo (arts. 81 e 82).
§ 2.º Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidadesconcedidas pelo empregador:
I – vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço;
II – educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático;
III – transporte destinado ao deslocamento para o trabalho eretorno, em percurso servido ou não por transporte público;
IV – assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde;
V – seguros de vida e de acidentes pessoais;
VI – previdência privada;
VII – (VETADO) (Incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
§ 3.º - A habitação e a alimentação fornecidas como salário-utilidade deverão atender aos fins a...
tracking img