Pre projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO
A esquizofrenia é uma doença mental que se caracteriza por uma desorganização ampla dos processos mentais. É um quadro complexo apresentando sinais e sintomas na área do pensamento, percepção e emoções, causando marcados prejuízos ocupacionais, nas relações interpessoais e familiares.
É uma doença do cérebro com manifestações psíquicas, que começa no final da adolescência ou inícioda idade adulta antes dos 40 anos. O curso desta doença é sempre crônico com marcada tendência à deterioração da personalidade do indivíduo.
Até hoje não se conhece nenhum fator específico causador da Esquizofrenia. Há, no entanto, evidências de que seria decorrente de uma combinação de fatores biológicos, genéticos e ambientais que contribuiriam em diferentes graus para o aparecimento edesenvolvimento da doença. Sabe-se que filhos de indivíduos esquizofrênicos têm uma chance de aproximadamente 10% de desenvolver a doença, enquanto na população geral o risco de desenvolver a doença é de aproximadamente 1%.
O tratamento é realizado através de medicamentos antipsicóticos ou neurolepticos. Essas medicações atuam diminuindo os sintomas (alucinações e delírios), procurando restabelecer ocontato do paciente com a realidade; entretanto, não restabelecem completamente o paciente. As medicações antipsicóticas controlam as crises e ajudam a evitar uma evolução mais desfavorável da doença. Em geral, as drogas antipsicóticas apresentam efeitos colaterais que podem ser bem controlados.

1.1 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Como é feito o tratamento farmacológico da esquizofrenia com o uso dosantipsicóticos?

1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral:
Relatar sobre o tratamento farmacológico da esquizofrenia com o uso dos antipsicóticos.
1.2.2 Objetivos Específicos:
* Identificar quais as medidas de prevenção da esquizofrênia e seu tratamento não medicamentoso;
* Descrever sobre o tratamento farmacológico com o uso dos antipsicóticos na esquizofrênia;
* Investigar ascomplicações decorrentes da doença.

1.3 JUSTIFICATIVA
A esquizofrenia é um dos mais graves transtornos mentais e atinge aproximadamente 1% da população mundial. Caracteriza-se por uma desorganização de diversos processos mentais e por alteração do comportamento, evoluindo com recaídas (recorrência de sintomas), na maioria dos casos, que podem resultar em que a vida afetiva, social e produtiva dopaciente fique severamente comprometida. Pode representar ainda um impacto importante na vida dos familiares, o que vem sendo conceituado como “sobrecarga familiar”, bem como custos relevantes para toda a sociedade.
Esse trabalho tem como justificativa apresentar o tratamento farmacológico utilizado na esquizofrenia com um enfoque principal nos antipsicóticos, proporcionando ao portador esquizofrênicouma melhora nos sinais e sintomas que são causados pela doença.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sabe-se que a esquizofrenia é o paradigma das psicoses, atingindo cerca de 1% da população. Sua etiologia ainda é desconhecida e provavelmente trata-se de um distúrbio heterogêneo, sem fatores etiológicos exclusivos.
O principal modelo fisiopatológico é o d estresse-diátese, que postula que o individuo temuma vulnerabilidade que, quando influenciada por fatores ambientais estressantes, permite o desenvolvimento da doença (BEVILACQUA, 1998, p.628).
As principais características clínicas das doenças são as seguintes:
* Delírios;
* Alucinações, geralmente sob a forma de vozes que costumam ter mensagens acusadoras;
* Distúrbios do pensamento;
* Comportamentos anormais, como movimentosestereotipados e, ocasionalmente, comportamentos agressivos;
* Retraimento dos contatos sociais;
* Nivelamento das respostas emocionais.
Ademais, costumam estar presentes déficits da função cognitiva (p. ex. atenção, memória), juntamente com ansiedade e depressão, levando ao suicídio em cerca de 10% dos casos.
A esquizofrenia pode seguir uma evolução recidivante e remitente ou ser...
tracking img