Deficência de fosfofrutoquinase

1541 palavras 7 páginas
* DOENÇA DE HERS:
A doença de Hers pertence a um grupo de síndromes genéticas conhecidas como glicogenoses, as quais resultam de algum defeito metabólico na síntese ou degradação de glicogênio. A categoria mais importante inclui as doenças de armazenamento de glicogênio resultantes de deficiência hereditária de uma das enzimas envolvidas no processo. A doença de Hers, também conhecida como glicogenose tipo VI, é caracterizada por um distúrbio genético, provavelmente de herança autossômica recessiva, na qual há deficiência na produção da enzima fosforilase hepática.
A enzima fosforilase hepática, codificada pelo gene PYGL (phosphorylase glycogen liver), catalisa a clivagem do glicogênio, quebrando as ligações α (1-4): n GLICOGÊNIO → GLICOSE-1-FOSFATO + (n-1)
GLICOGÊNIO
Devido à falha no funcionamento da enzima fosforilase hepática, a função do fígado de manter um nível relativamente constante de glicose no sangue fica prejudicada e, desse modo, a glicose não é liberada satisfatoriamente na corrente sanguínea.
Manifestação de Sintomas:
A deficiência glicogênio fosforilase hepática ou doença de Hers é mais facilmente observada em crianças. A manifestação primária da doença apresenta quadros de leve hipoglicemia e hepatomegalia. A hipoglicemia é causada devido à falha da enzima fosforilase que não consegue quebrar o glicogênio e, consequentemente, o fígado não libera glicose na corrente sanguínea. A hepatomegalia, por sua vez, é desencadeada pelo acúmulo do glicogênio nos hepatócitos, o que leva a um inchaço do fígado. Na manifestação secundária observam-se quadros de baixa estatura, puberdade atrasada, osteoporose e cetose. Como a concentração de glicose é baixa no sangue, os tecidos periféricos começam a utilizar o lipídeo como fonte de energia. A quebra de ácidos graxos forma acetil-CoA , o qual é responsável pela produção de corpos cetônicos. Os adultos com a doença geralmente são assintomáticos, o que torna o diagnóstico ainda mais complicado.

Relacionados

  • Tres
    52078 palavras | 209 páginas