Defeitos do tubo neural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tubo Neural
A Nerulação é a fase do desenvolvimento embrionário que dará origem ao Tubo Neural, esse processo será completado pelo fim da quarta semana, quando ocorrer o fechamento do neurósporo caudal.
Ao final da terceira semana de gestação, as pregas neurais começam a se fundir e converter a placa neural em um tubo neural. O tubo logo se separa da do ectoderma superficial e as bordas livresse fundem em uma camada contínua, assim o ectoderma superficial se diferencia na epiderme da pele, assim, o tubo neural que apresenta anatomicamente em suas extremidades duas aberturas, uma denominada abertura neuroporos rostral na extremidade cefálica e outra denominada abertura caudal na extremidade caudal irão se fechar e darão término ao processo de nerulação.
Esses eventos de fusão dostecidos são de grande importância para uma formação e função correta dos órgãos e tecidos, já que esses dois tecidos precisam se integrar de modo a formar um tecido contínuo, o rompimento desse processo leva a vários defeitos e más formações que comprometerão o bebê em seu desenvolvimento normal podendo levar a o bebê a óbito logo após o nascimento.
Estudos mostram que o uso periconcepcional do ácidofólico no período gestacional pode prevenir essas anomalias, embora seu mecanismo de atuação seja pouco compreendido, a redução das DTN está em torno de 50% a 70%. Esses dados tem despertado a atenção de várias organizações de saúde a indicarem o uso de ácido fólico, entre elas destaca-se o Centers for Diseases Control and Prevention (CDC) que em 1992 recomendou a administração diária de 0,4 mgde ácido fólico a mulheres em idade fértil segundo a Rev. Saúde Pública.

Espinha Bifida

A Espinha Bífida, uma grave anormalidade congénita do sistema nervoso, desenvolve-se nos dois primeiros meses de gestação e representa um defeito na formação do tubo neural.
Os defeitos do tubo neural (DTN) são uma causa importante de mortalidade infantil. Nos Estados Unidos a incidência é estimada em 1em cada 1000 recém-nascidos; no entanto ainda não há dados estatísticos sobre a incidência de Espinha Bífida em Portugal
Uma das lesões congénitas mais comuns da medula espinhal é causada pelo fechamento incompleto da coluna vertebral. Quando isso acontece, o tecido nervoso sai através do orifício, formando uma protuberância mole, na qual a medula espinhal fica sem protecção. Isto é denominadoespinha bífida posterior e, embora possa ocorrer em qualquer nível da coluna vertebral, é mais comum na região lombosagrada. Quando as raízes dos nervos lombo sagrais estão envolvidos, ocorrem graus variáveis de paralisia abaixo do nível envolvido.Os segmentos da medula cervical (C1 a C8) controlam os movimentos da região cervical e dos membros superiores; os toráxicos (T1 a T12) controlam amusculatura do tórax, abdomen e parte dos membros superiores; os lombares (L1 a L5) controlam os movimentos dos membros inferiores; e os segmentos sacrais (S1 a S5) controlam parte dos membros inferiores e o funcionamento da bexiga e intestino. Na espinha bífida, estando a medula e as raízes nervosas impropriamente formadas, os nervos envolvidos podem ser incapazes de controlar os músculos determinandoparalisias. Define-se como paralisia alta a paralisia resultante de defeito medular começando ao nível dos segmentos torácicos ou lombares altos (L1-L2), paralisia média no segmento médio lombar (L3) e paralisia baixa nos segmentos lombares baixos (L4-L5) ou sacrais.
A criança com mielomeningocele pode apresentar graus variáveis de paralisia e ausência de sensibilidade abaixo do nível da lesãomedular mas no entanto com preservação da parte superior do abdómen, tronco e braços. Torna-se importante a assistência precoce em reabilitação para a preservação também das possíveis deformidades ortopédicas: pé torto, deslocamento da coxa-femural, diminuição das amplitudes articulares, deformidades do tronco, entre outras.A sensibilidade também pode estar prejudicada (sensação de pressão,...
tracking img