De stijl na bauhaus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
De Stijl na Bauhaus

O golpe mais forte para a substituição da corrente expressionista na Bauhaus veio de fora, do artista holandês Theo van Doesburg, um dos co-fundadores do movimento vanguardistaDe Stijl.

Mistura expressionista : é a ideia que as pessoas tinham da atividade bauhausiana. Cada um fazia o que lhe apetecia. Muito longe de qualquer disciplina rígida. — assim as críticas deDoesburg.
Doesburg fundara o movimento De Stijl juntamente com Piet Mondrian em 1917.
Em Abril de 1921, Doesburg transferiu a sua residência para Weimar, pois esperava ser aqui contratado comoprofessor. Em Fevereiro de 1922, Doesburg anunciava um novo curso De Stijl para jovens artistas.
A sua estada em Weimar, de 1921 a 1922, Doesburg enviou uma carta de solidariedade à Bauhaus, ameaçadapoliticamente, resumiu uma vez mais a sua anterior crítica à Bauhaus: a falta de um “princípio geral”.
Um tal princípio geral começara, contudo, a desenvolver-se nesses anos. Nas aulas Gropius procurava um«denominador comum» da arquitectura; nos ateliers, as formas elementares e as cores primárias foram transformadas no ponto de partida do “design”.
As ideias professas na Bauhaus e as noções deDoesburg eram em parte idênticas, mas a crítica deste à Bauhaus e as claras formas construtivas dos produtos De Stijl provocaram e aceleraram, na altura, a viragem da Bauhaus para um novo estilo. A Bauhausprecisava da criar “formas típicas que simbolizassem o mundo exterior”, exigia Gropius em 1922.
Pouco depois começou com a propaganda insaciável de um novo slogan: “Arte e técnica, uma novaunidade”. Com isso deu ao trabalho da Bauhaus uma divisória totalmente nova, pois em 1919 dizia-se: “Arte e artesanato — uma nova unidade”.
Esta viragem que Gropius já tinha planeado antecipada eobjectivamente e que começou a implantar gradualmente, tem uma importância capital na história da Bauhaus. Esta escolhia assim um campo de trabalho para o seu objectivo: “design” contemporâneo para a produção...
tracking img