De porta em porta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1871 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* Hepatite A
Descrição - Doença viral aguda, de manifestações clínicas variadas,
Agente etiológico - Vírus da Hepatite A (HAV). Vírus RNA, família Picornaviridae.
Reservatório - O homem, principalmente. Também primatas, como chimpanzés e saguis.
Modo de transmissão - Fecal-oral, veiculação hídrica, pessoa a pessoa (contato intrafamiliar e institucional), alimentos contaminados e objetosinanimados. Transmissão percutânea (inoculação acidental) e parenteral (transfusão) são muito raras, devido ao curto período de viremia.
Período de transmissibilidade - Desde á segunda semana antes do início dos sintomas até o final da segunda semana de doença.
Tratamento e medida de prevenção de controle- A desinfecção de objetos, limpeza de bancadas, chão, entre outros. pode ser feita utilizandocloro ou água sanitária. As medidas preventivas incluem: educação da população quanto às boas práticas de higiene, com ênfase na lavagem das mãos após o uso do banheiro, quando da preparação de alimentos e antes de se alimentar; disposição sanitária de fezes; medidas de saneamento básico, com água tratada e esgoto.
* Hepatite B
Descrição - Doença viral que cursa de forma assintomática ousintomática (ate forma fulminantes).As formas sintomáticas são caracterizadas por mal-estar, cefaleia, febre baixa, anorexia, astenia, fadiga, artralgia, náuseas, vômitos, desconforto no hipocôndrio direito e aversão a alguns alimentos e ao cigarro.
Agente etiológico - Vírus da Hepatite B (HBV). Um vírus DNA, da família Hepadnaviridae.
Reservatório - O homem. Experimentalmente, chimpanzés, espéciesde pato e esquilo.
Modo de transmissão - O HBV é altamente infectivo e facilmente transmitido pela via sexual, por transfusões de sangue, procedimentos médicos e odontológicos e hemodiálises sem as adequadas normas de biossegurança, pela transmissão vertical (mãe-filho), por contatos íntimos domiciliares (compartilhamento de escova dental e lâminas de barbear), acidentes perfurocortantes,compartilhamento de seringas e de material para a realização de tatuagens e piercings.

Período de incubação - De 30 a 180 dias (em média, de 60 a 90 dias).
Período de transmissibilidade - De 2 a 3 semanas antes dos primeiros sintomas, mantendo-se durante a evolução clínica da doença. O portador crônico pode transmitir por vários anos.
Tratamento de medida de prevenção e controle. Os portadores edoentes devem ser orientados a evitar a dissemina-ção do vírus adotando medidas simples, tais como usar preservativos nas relações sexuais, não doar sangue, evitar o compartilhamento de seringas e agulhas descartáveis. Recomenda-se, também, consultar as normas para os Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais: Recomendações para imunização ativa e passiva de doentes com neoplasias eRecomendações para vacinação em pessoas infectadas pelo HIV
* Hepatite C
Descrição - Doença viral com infecções assintomáticas ou sintomá-ticas (até formas fulminantes, raras). As Hepatites sintomáticas são caracterizadas por mal-estar, cefaleia, febre baixa, anorexia, astenia, fadiga, artralgia, náuseas, vômitos, desconforto no hipocôndrio direito e aversão a alguns alimentos e ao cigarro. Aicterícia é encontrada entre 18% a 26% dos casos de Hepatite Aguda e inicia-se quando a febre desaparece, podendo ser precedida por colúria e hipocolia fecal. Pode, também, apresentar hepatomegalia ou hepatoesplenomegalia. Na forma aguda, os sintomas vão desaparecendo paulatinamente. A taxa de croniicação varia entre 60 e 90%, sendo maior em função de alguns fatores do hospedeiro (sexo masculino,imunodeiciências, idade maior que 40 anos). Em média, de um quarto a um terço dos pacientes evolui para formas histológicas graves, num período de 20 anos. Esse quadro crônico pode ter evolução para cirrose e hepatocarcinoma, fazendo com que o HCV seja, hoje em dia, responsável pela maioria dos transplantes hepáticos no Ocidente. O uso concomitante de bebida alcoólica, em pacientes portadores do HCV,...
tracking img