Ddhc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
A Declaração dos Direitos do Homem é um documento culminante da Revolução Francesa, que define os direitos individuais ecoletivos dos homens (tomada à palavra na acepção de "seres humanos") A Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão foi escrita por dois sábios do Iluminismo mundialmentefamosos por suas frescuras: Voltaire e Diderot.
Recentemente, a declaração foi adaptada pela Academia Brasileira de Letras.

CONCEITO DE CIDADANIA

Cidadania é o conjunto dedireitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmenteos direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na suaadministração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida dedeveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEMInspirada nos pensamentos dos iluministas, bem como na Revolução Americana (1776), a Assembleia Nacional Constituinte da França revolucionária aprovou em 26 de agosto de 1789 e votoudefinitivamente a 2 de outubro a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, sintetizando em dezessete artigos e um preâmbulo dos ideais libertários e liberais da primeira faseda Revolução Francesa (1789-1799). Pela primeira vez são proclamados as liberdades e os direitos fundamentais do homem (ou do homem moderno, o homem segundo a burguesia) de forma...
tracking img