Dawnsing

696 palavras 3 páginas
Downsizing
Conceito
Downsizing desenvolveu na década de 70 nos Estados Unidos, com o crescimento desordenado de grandes empresas. Inicialmente veio como uma resposta à busca por maior competitividade por parte das empresas americanas, as quais se viram obrigadas a reduzir custos e principalmente, a reduzir a burocracia e a demora no processo de tomada de decisões inerante ao modelo gerencial. O que se via nas empresas americanas era o cultivo de uma enorme e ultrapassada estrutura hierárquica que já não respondia adequadamente as exigências do mercado que, a cada dia, era mais e mais pressionado pela entrada das empresas japonesas e coreanas, que impunham um novo ritmo de competição.
Com o cenário econômico cada vez mais competitivo, as empresas se viram obrigadas a se reestruturar para se adequarem as novas necessidades e, com isso, diversas técnicas foram desenvolvidas para tentar responder a essas mudanças, entre elas o downsizing.A técnica do downsizing passou a ser aplicada em larga escala pelas empresas americanas a partir de 79 quando milhares de executivos perderam seus cargos e se acreditava que em 20 anos as empresas teriam metade do seu quadro gerencial reduzido. Com isso o downsizing passou a ser mal visto pela classe trabalhadora e a levantar questionamentos sobre a sua eficácia no meio acadêmico.
Downsizing é uma “expressão da língua inglesa que significa literalmente reduzir o tamanho de uma organização, especialmente pela redução planejada do número de empregados e de níveis hierárquicos da organização”. Este termo foi utilizado primeiro na informática quando uma peça era deslocada de um mainframe para um microcomputador, depois se tornou referência na indústria automobilística indicando à diminuição da fabricação de carros, em seguida passou a ser usado na administração com o significado de redução de força de trabalho em épocas de recessão.
Chegou ao Brasil em 1980 como uma estratégia de redução de custos e redução estrutural de empresas,

Relacionados