Fichamento sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (923 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Sociologia

MARTINS, Carlos. O Que É Sociologia. 38ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994

Objetivo:

Identificar os pensadores da época , como suas idéias influenciaram no surgimento,formação e desenvolvimento da sociologia e como agiram essas idéias na formação de uma sociedade organizada.

Introdução:

O autor Carlos Benedito Martins aborda neste livro , o surgimento,formação edesenvolvimento da sociologia.Tentando relatar de forma clara,mas de forma geral, as suas origens e conseqüências.
Transformações na sociedade é observada ,através das revoluções industrial efrancesa e o fortalecimento do capitalismo, pensadores da época alimentam as idéias motivados pelas transformações contidas na sociedade .

Ideia principal:

Durante a queda da sociedade feudal e aconsolidação na nova civilização capitalista, surge a sociologia como ciência e vem com intuito de compreender a nova sociedade, onde o homem confronta-se com problemas antes inexistentes.Empresáriostornando-se detentores das maquinas,terras e ferramentas ,explorando as massas humanas para o seu próprio beneficio.

A pobreza aumentou com a industrialização e quem já era pobre passou a viver emcondições subhumanas, onde os patrões não se importavam com as condições de trabalho e pensavam somente na intensificação dos lucros , sem se preocupar com a maneira pelo qual eram obtidos.

Ocrescimento da industrialização não só encheu as cidades com o êxodo rural,mas a nova forma de vida trouxe muitas conseqüências ,como o aumento da prostituição,suicídio,alcoolismo,infanticídio, criminalidadee entre outros problemas sociais.
Uma nova classe chamada –o proletariado- foi criada pela revolução industrial ,que era formada por trabalhadores da indústria,descontente com as condições detrabalho ,promoveram manifestações e formaram os sindicatos,acreditando que unidos poderiam combater os excessos dos empresários.

O socialismo surge em uma sociedade industrial,onde os empresários...
tracking img