Dasknfuiesfhn

3626 palavras 15 páginas
MULHER E MÃE, “NOVOS PAPÉIS”, VELHAS EXIGÊNCIAS: EXPERIÊNCIA DE PSICOTERAPIA BREVE GRUPAL
Juliana dos Santos Soares # Alysson Massote Carvalho
RESUMO. Este artigo tem como foco investigar os papéis desempenhados pelas mulheres fora do casamento, em situações de divórcio e de maternidade sem se casarem. Trata-se de estudo de caso derivado do trabalho de psicoterapia breve grupal numa cidade do interior de Minas Gerais, cujos sujeitos foram quatro mulheres com esse perfil. O trabalho se desenvolveu em seis sessões, em que foram utilizadas atividades de acordo com o referencial teórico do psicodrama. Os resultados atestam a importância do trabalho em grupo para a elaboração dos conflitos das mulheres e para a atuação do psicólogo em saúde coletiva.
Palavras-chave: mulher, papéis, psicoterapia de grupo.
*

WOMAN AND MOTHER, "NEW ROLES", OLD DEMANDS: THE EXPERIENCE OF A BRIEF PSYCHOTHERAPY GROUP
ABSTRACT. The focus of this article is to investigate the roles played by 4 women of different status: outside the marriage, in divorce situations and in single parenting. This is a case study derived from a brief psychotherapy group work in a countryside town in the state of Minas Gerais. The work was developed in six sessions, in which activities according to the psychodrama theoretic referential were used. The results show the importance of group work in order to elaborate women’s conflicts, and also for the work of a psychologist in public health.
Key words: Women roles, group psychotherapy, psychodrama.

A sociedade em que vivemos vem passando por grandes transformações nos modos de vida e nos papéis desempenhados pelos indivíduos. Um dos contextos em que isso ocorre com intensidade é o familiar. A família e o casamento já tiveram um papel de organização da vida humana, com padrões mais ou menos rígidos e, atualmente passam por uma reconfiguração (Durham, 1983; Kagitçibasi, 1996; Macêdo, 2001), seguindo uma tendência de individualização do ser humano. Dessa forma,

Relacionados