Darwir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Darwin escreve a sua teoria na forma de um livro, contudo com grande esforço visto que estava doente. O livro recebeu o título "Sobre a origem das espécies por meio de selecção natural" e, quando foicolocado à venda em 22 de Novembro de 1859, esgotou o stock de 1250 cópias rapidamente. Naquela época, o termo "evolucionismo" implicava em criação sem intervenção divina e, por isso, Darwinevitou usar as palavras "evolução" ou "evoluir", embora o livro terminasse anunciando que "um número incontável das mais belas e maravilhosas formas evoluíram e estão evoluindo". O livro só mencionavabrevemente a ideia de que os seres humanos também deveriam evoluir tal qual outros organismos.
O livro de Darwin iniciou uma controvérsia pública que ele acompanhou atentamente, obtendo recortes dejornais, críticas, artigos, sátiras e caricaturas. Críticos foram rápidos em apontar as implicações não discutidas no livro de que
"E se os homens fossem descendentes de macacos?".
Esta nova teoria iacontra tudo a que a igreja defendia, foi imediatamente recusada, pois a teoria tinha grandes implicações quanto à criação da vida.
Entretanto, houve artigos favoráveis, entre eles, uma publicação doThe Times escrita por Huxley que incluía críticas a Richard Owen, um expoente do meio científico que Huxley estava a tentar desacreditar. Owen pareceu inicialmente neutro mas então escreveu um artigocondenando o livro.
O corpo científico da Igreja da Inglaterra, incluindo os antigos tutores de Darwin em Cambridge, Sedgwick e Henslow, reagiu contra o livro, embora ele tenha sido bem recebido poruma nova geração de jovens naturalistas.
O confronto mais famoso ocorreu num encontro da Associação Britânica para o Avanço da Ciência em Oxford. O professor John William Draper fez uma longaapresentação sobre Darwin e progresso social e, então, Samuel Wilberforce, o bispo de Oxford, atacou as ideias de Darwin.
O próprio Darwin não defendia suas ideias em público, embora ele lesse avidamente...
tracking img