Darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Fernanda Alves Fernandes ra: 65979
1)Descreva uma prática pedagógica, a partir de exemplo do cotidiano do aluno do ensino fundamental e relacionado aos parâmetros (diretrizes) curriculares de Ciências, para abordar conhecimentos sobre Ciências. Indicar os objetivos, problematização, atividades que serão realizadas, metodologia de trabalho, recursos empregados e forma deavaliação (tal qual plano de aula de estágio) (nota: 20).
Introdução
Ao introduzimos o ensino de ciências para os alunos do ensino fundamental podemos abordar vários temas dos nossos cotidianos inclusive alimentação saudável, a importância da água, do meio ambiente, a importância de uma vida com qualidade para nossa saúde, podemos ensinar a importância com cuidados com higiene pessoal e no ambienteem que vivemos etc. Portanto para a realização desta atividade escolhi como tema água potável um tema muito importante e usado nas escolas.
A água que consumimos existe em pequena proporção no planeta. Por isso, ela deve ser preservada e seu tratamento é muito importante para nós. Podemos explorar o tema com a turma e estimular um consumo mais consciente dos alunos
Objetivos
•Identificar a água útil para consumo
• Entender o sistema de distribuição residencial da água e a formação de esgoto.
• Compreender que quase metade das cidades brasileiras não tem saneamento básico e qual o papel do esgoto para a saúde pública da população.

Conteúdo
• Água
• Saneamento básico

Anos
4º e 5º anos do Ensino Fundamental

Tempo estimado
duas aula

Material necessário• Cartolina
• Cola
• Recortes de revistas contendo paisagens de rios limpos e poluídos.
• Canetinhas
Desenvolvimento
Podemos começar a aula falando sobre a água potável dizendo que é aquela que tem qualidade para ser consumida. Sempre é incolor (sem cor), inodora (não tem cheiro) e insípida (sem sabor). Ela chega às torneiras tratada e são captados em fontes de água doce comopoços artesianos, etc. que são utilizados na maioria das cidades.  Embora nosso país tenha grandes reservatórios de água doce, no planeta ela não existe em grandes quantidades que só 3% da água de toda a Terra são utilizáveis.
O resultado de tudo o que é feito com a água, isto é, aquilo que vai para o ralo é o esgoto.  Toda vez que usamos a torneira ou tomamos banho, por exemplo, a água e outrosmateriais vão para um conjunto de tubulações de esgotos ou foças e em algumas regiões são levados até as Estações de Tratamento. Lá, o esgoto é analisado e tratado de acordo com os seus componentes: dejetos humanos, restos de alimentos e micróbios.

Nas grandes cidades, as empresas de tratamento de água têm desempenhado um papel importante para a qualidade da água  oferecida à população já nascidades pequenas ainda encontramos problemas em relação ao tratamento da água na maioria não tem rede de tratamento de esgotos.


Primeira aula

No quarto e no quinto ano, as crianças ainda não têm uma noção exata de proporcionalidade. Quando dizemos em 100% elas podem até entender que isso corresponde à totalidade de alguma coisa. Mas quando os números são distantes de 0, de 50 ou de 100, elasapresentam dificuldade. Para que os alunos entendam que apenas 3% da água disponível na Terra são doces.
Descreva o quanto é importante que a água que consumimos seja tratada, ao invés de ficar exposta ou serem jogadas nos rios. Diga que este tipo de atitude prejudica o meio ambiente e também a nossa saúde.
Após explicar toda a importância da água e seu tratamento pedirem para que os alunostragam recortes contendo paisagens de rios poluídos e não poluídos, pedir para que eles façam cartazes conscientizando a população da importância da água.
Segunda aula
Apresentarem os cartazes e colar em vários lugares da cidade para conscientizar a população.

Avaliação
Observar se os alunos compreenderam que há pouca água potável no mundo. Conversando com a turma e pedindo alternativas para...
tracking img