Darwin e o mecanismo evolutivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (340 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOLOGIA- Uma opção de vida
Biologia, notícias, ciências e saúde
HOMEARTIGOS – TÉCNICOS E CIENTÍFICOSPROJETO GENOMA HUMANO E ÉTICA
08/02/2009 - 15:55
DARWIN E O MECANISMO EVOLUTIVO



Em1859, trinta anos depois da morte de Lamarck, o naturalista inglês Charles Robert Darwin (1809-1882) expôs em seu livro A origem das Espécies sua idéias a respeito do mecanismo de transformação dasespécies. Iniciamemente, darwin considerou obserações das quais concluiu algumas de suas idéias evolutivas:

:: Os organismos vivos produzem grandes quantidades de unidades reprodutivas. No entanto, onúmero de indivíduos permanece, na maioria das espécies, mais ou menos constante. Conclui, então, que na natureza deveria haver uma verdadeira “luta pela vida”, isto é, uma forte competição na exploraçãodos recursos oferecidos pelo ambiente, tais como disponibilidade de alimento, espaço, luminosidade, etc.

:: os organismos de uma população natural são diferentes entre si, apresentando variações naforma e no comportamento. Essas variações podem ser transmitidas de uma geração a outra.

A seleção natural

Alicerçada em suas observações preliminares, Darwin considerou que certascaracterísticas poderiam comtribuir para a sobrevivência e reprodução de certos indivíduos num determinado ambiente, constituindo-se, portanto, como variações “favoráveis”. Indivíduos portadores de variações“desfavoráveis”, por sua vez teriam grandes dificuldades de sobrevivência e seriam normalmente extintos.

Assim, as diferenças individuais já existentes entre os indivíduos de uma mesma espécie seriaselecionadas naturalmente pelo ambiente. Então, o ambiente, como fator de seleção, tenderia a:

:: Fixar os indivíduos portadores de variações favoráveis;

:: Eliminar os portadores de variaçõesdesfavoráveis.

Darwin entendia que, no passado, os ancestrais das atuais girafas exibiriam pescoço e patas dianteiras com tamanhos variáveis. Mas com competição pelo alimento disponível favoreceu...
tracking img