Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
20. Antigamente creditava-se a uma divindade o surgimento dos seres vivos, o que ficou conhecido como Criacionismo, crença que persiste entre membros de muitas religiões. Posteriormente surgiu o Fixismo, defendendo o princípio da imutabilidade das espécies, ou seja, que os seres vivos não se modificavam ao longo do tempo. Já no século XVIII, o biólogo francês Buffon e sua equipe de colaboradoresescreveram uma obra chamada "Histoire Naturalle", na qual reuniram todo o conhecimento biológico da época. Em 1809 o biólogo Jean-Baptista Antoine de Monet foi um dos primeiros defensores do Transformismo, segundo a qual os seres vivos modificavam-se através dos tempos, em contraposição ao Fixismo. Posteriormente, em 1859, Charles Robert Darwin expôs, em seu livro "Origem das Espécies", suasidéias a respeito do mecanismo da transformação das espécies, base da moderna teoria da Teoria da Seleção Natural.

Como base no texto e em seus conhecimentos, analise as afirmações.

I. Os seres vivos produzem muitos descendentes, mas poucos chegam à fase adulta para reproduzir-se, por isso o número de indivíduos de cada espécie se mantém constante ao longo das gerações.

II. As serpentesevoluíram de ancestrais que possuíam pernas muito curtas; quando, em determinada época, aconteceram mudanças radicais no ambiente, esses animais tiveram necessidade de modificar-se para se adaptar às novas condições e desenvolver o hábito de rastejar.

III. Somente os indivíduos mais aptos sobrevivem, porque são mais adaptados às condições ambientais de modo que cada geração aprimora o grau de adaptaçãoconseguido por seus ancestrais.

IV. Quando novas necessidades se apresentam a um indivíduo, sua organização estrutural se altera de modo a torná-lo mais adaptado ao novo modo de vida. Assim os órgãos corporais se desenvolvem pelo uso da musculatura, ou atrofiam se pouco utilizados.

As afirmações anteriores podem ser creditadas, respectivamente, a

a) Darwin - Lamarck - Buffon - Lamarckb) Darwin - Lamarck - Darwin - Lamarck

c) Lamarck - Buffon - Darwin - Darwin

d) Lamarck - Darwin - Darwin - Lamarck

e) Lamarck - Darwin - Buffon - Darwin

• (Darwin mostrou que os indivíduos que apresentarem características vantajosas para a sua sobrevivência, têm maior chance de sobreviver até a idade reprodutiva, na qual irá passar estas características individuais vantajosas àprole. Isto ocorre porque todas as características estão imprensas nos genes do indivíduo. E Lamarck acreditava que o uso de determinadas partes do corpo do organismo faz com que estas se desenvolvam, e o desuso faz com que se atrofiem e alterações provocadas em determinadas características do organismo, pelo uso e desuso, são transmitidas aos descendentes.)


21. "O ambiente afeta a forma e aorganização dos animais, isto é, quando o ambiente se torna muito diferente, produz ao longo do tempo modificações correspondentes na forma e organização dos animais... As cobras adotaram o hábito de se arrastar no solo e se esconder na grama: de tal maneira que seus corpos, como resultados de esforços repetidos de se alongar, adquiriram comprimento considerável...".

O trecho citado foitranscrito da obra Filosofia Zoológica de um famoso cientista evolucionista.

Assinale a alternativa que contém, respectivamente, a idéia transmitida pelo texto e o nome do seu autor.

a) Seleção natural - Charles Darwin.

b) Herança dos caracteres adquiridos - Jean Lamarck.

c) Lei do transformismo - Jean Lamarck.

d) Seleção artificial - Charles Darwin.

e) Herança das característicasdominantes - Alfred Wallace.

(Para o transformismo, a adaptação é conseguida através de mudanças. À medida que muda o meio, muda a espécie. Os adaptados ao ambiente em mudança sobrevivem. Essa idéia deu origem ao evolucionismo.)

22. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.

1 - Lamarckismo

2 - Darwinismo

( ) A falta de função do 3o molar (ciso) nos seres humanos, decorrente dos...
tracking img