Darcy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Como se forjou inicialmente a estrutura social no novo Brasil?Qual foi a participação de cada raça envolvida nesse processo? Descreva como se deu a constituição dessasociedade plasmada por três povos tão distintos.
Darcy Ribeiro parte das três matrizes formadoras da nossa cultura que, através de complexos processos de encontro,conflito e caldeamento compuseram as linhas fundamentais da nossa formação.
Começando pela cultura indígena, o autor deixa evidentes os vínculos profundos que o prendema essa matriz da nossa formação. Ela foi decisiva, entre outras coisas, por ser portadora de uma rica experiência antropológica de enraizamento no trópico, na imensidãodas matas e florestas, onde os indígenas desenvolveram formas de cultura ajustadas ao ambiente.
O colonizador português soube aliás astutamente assimilar no convíviocom o indígena os meios técnicos e culturais necessários para adaptar-se como europeu às condições impostas pelo ambiente novo. Além de domesticar muitas plantasselvagens que transformou em meios fundamentais de nutrição, como o milho e a mandioca, o índio desenvolveu no trópico uma cultura própria e autônoma. como foi patente nocaso da catequização imposta pelos jesuítas, essas culturas foram submetidas a um verdadeiro etnocídio provocado por doenças trazidas pelo europeu, estranhas ao meiotropical, que dizimaram muitas tribos.
Foi também por essa razão que o português tentou sem sucesso escravizar o índio. Este importava para aquele, antes de tudo, comofonte de exploração econômica. Diante da impossibilidade de ajustá-lo à máquina de produção mercantil, o colonizador adotou por fim a política de escravização do negro.
tracking img