Provas piagetianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
No trabalhado realizado, a criança (5 anos) apresenta características muito semelhantes ao período pré-operatório denominado por Jean Piaget.
A maior conquista nesse estagio\estádio é o aparecimento da linguagem que representa um grande desenvolvimento para a criança, e agora a mesma vai apresentar características que antes eram inexistentes como:
* Começa a socialização com asoutras crianças.
* A criança consegue relembrar seu passado e projetar seu futuro, assim dando origem ao desenvolvimento do pensamento.
* No campo afetivo a criança cria a noção de afinidade, que vai acontecer quando compartilham ideias e atos em comum, e é aonde aparece à noção de simpatia e antipatia, se ligando mais a uma pessoa do que outra, e também é aonde surge laços afetivos maisestáveis.
* È nessa fase que se apresenta o animismo, artificialismo, e o finalismo com o aparecimento dos por quês?
* O egocentrismo ainda esta bastante presente nessa fase.
* Crianças nessa fase não respeitam a nenhuma regras de jogos, e não aceita perder em nenhum jogo. E é nessa fase que ocorre às oscilações de anomia e a heteromia.
* Importante nessa fase é o aparecimento dejogos simbólicos, que é onde através da brincadeira a criança reflete fatos reais, imitando os adultos, fazendo comidinha, dirigindo, entre outros e também é onde eles refletem seus problemas nas brincadeiras e procuram soluciona-los.

OBJETIVO:
O principal objetivo desse trabalho foi treinar a realização das provas Piagetianas realizando com crianças de quatro a seis anos de idade,proporcionando um maior aprendizado e fixação das teorias Piagetianas, no qual é o fator principal da matéria de Psicologia de Processos Cognitivos, do primeiro período da graduação de Psicologia.

MÉTODO:
O método usado foi à aplicação de duas provas Piagetianas propostas pela professora.
A primeira consistia na Conservação das Quantidades Discretas, onde eram utilizadas 8 fichas coloridas (vermelhase azuis) e de acordo com a variação da disposição das fichas.
A segunda prova era baseada na Conservação de Líquidos onde se coloca dois copos do mesmo tamanho (iguais), um copo mais estreito e alto e por ultimo, um copo baixo e largo capaz de conter a mesma quantidade de água de um dos copos. Onde enchemos de refrigerante (para chamar a atenção do menino).

RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Asatividades foram realizadas em uma sala reservada, na casa da criança de cinco anos onde ele se sentia mais a vontade para a realização do experimento. Era facilmente percebida a ansiedade e curiosidade por parte da mesma para o inicio da atividade.
Começamos o primeiro teste colocando 8 fichas azuis em fila e 8 fichas vermelhas embaixo na mesma situação e perguntamos se alguma das fileiras havia omesmo tanto de fichas, ele logo queria contar quantas fichas possuía a primeira fileira, no primeiro momento falamos que poderia contar e de imediato, então, falou que tinha a quantidade.
Como próxima fase do teste, deixamos a fileira azul do mesmo jeito que estava e na fileira vermelha diminuímos o espaço entre as fichas vermelhas, se retirar nenhuma, tudo feito com a observação atenta da criançae indagamos se ainda possuía a mesma quantidade de fichas e a resposta foi clara: “Tem”, para tentar criar certa duvida na criança, falamos sobre uma hipotética criança de 5 anos também que havia falado que a fileira vermelha possuía menos fichas do que a fileira azul e perguntamos sua opinião sobre isso: “Não, ta errado, só ta um pouquinho mais junto”.
Na terceira fase do primeiro testedividimos as fichas azuis em duas fileiras iguais e mantivemos a fileira vermelha igual e perguntamos se havia a mesma quantidade, nesse momento a duvida surgiu e respondeu que na fileira azul tinha mais, porém no mesmo momento já mudou de opinião falando que possuía o mesmo tanto, ao perguntar o porquê ele mudou de opinião, ele não sabia responder e não conteve sua vontade e finalmente, contou a...
tracking img