Daens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme Daens se passa em Aalst – Bélgica onde se iniciou as primeiras rebeliões dos trabalhadores da Indústria por melhores condições de trabalho. Onde os trabalhadores eram escravizados,principalmente as mulheres e crianças, que mesmo cumprindo uma carga horária de 14 e 16 horas por dia, tinham seus salários reduzidos e com o pretexto de não possuírem força física suficiente. Nessa época nãohavia leis que garantisses os direitos trabalhistas.

No filme era falado mais de um idioma, pois a Bélgica não tinha seu próprio idioma, falavam holandês e francês, onde essa comunicaçãodificultava muito a vida dos trabalhadores.
A história da cidade começa a mudar com a chegada do Padre Daens que é designado para assumir a Igreja local. Sensibilizado com as criticas demiséria da população, o seu lado revolucionário é acesso e ele tenta mudar a consciência que imperava entre os oprimidos da sociedade. Utilizava – se do jornal católico para incitar o povo a lutar por seusdireitos contra as injustiças que estavam sendo submetidos, ma se mantinha em uma condição delicada entre a sua fé e sua conscientização política.
Para defender e representar o interesse dopovo, o Padre Daens se candidata a deputado pelo Partido Social Cristão e instrui a população, analfabetos em sua maioria, a usar o poder do voto.
O movimento socialista começa a incitar o povo àsmudanças e a luta das classes pelos seus Direitos, através de jornais e informativos.
Padre Daens é eleito, e vai até o Papa, mas o Papa nega receber o Padre Daens e lhe envia uma carta com partes daEncíclica. Decepcionado o Padre Daens volta para Aalst e tenta explicar ao povo que todos deveriam continuar a luta.
A Igreja na figura do Bispo solicita o afastamento do Padre Daens de duas funçõeseclesiásticas. A Igreja temia o povo e a entrada do Socialismo que diminuiria o grande poder, e assim deixava que o Padre Daens travasse uma luta solitária sem qualquer apoio.




Conclusão
O...
tracking img