Dadasdsad

4357 palavras 18 páginas
171

Ciência Rural, Santa Maria, v. 29, n. 1, p. 171-180, 1999.

ISSN 0103-847810

ALTERAÇÕES ELETROQUÍMICAS EM SOLOS INUNDADOS

ELECTROCHEMICAL CHANGES IN WETLAND SOILS

- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA -

Flávio Anastácio de Oliveira Camargo1 Gabriel de Araújo Santos2 Everaldo Zonta

RESUMO

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de revisar alguns conceitos da eletroquímica (descritos pela físico-química) dos solos inundados. As principais alterações eletroquímicas que ocorrem após a inundação são a diminuição do potencial redox, aumento do pH em solos ácidos e decréscimo em solos alcalinos, aumento da condutividade elétrica e de reações de troca iônica.
Essas modificações produzidas no sistema influenciam diretamente o desenvolvimento de plantas através do controle da disponibilidade e toxidez de nutrientes, regulando a absorção na rizosfera. Os estudos referentes à físico-química dos solos inundados podem ser realizados do ponto de vista das alterações eletroquímicas, que podem ocorrer nestes solos logo após a inundação. Entre as alterações observadas, as mais pronunciadas verificam-se sobre o sistema oxi-redutor, no qual o potencial de oxi-redução (EH) apresenta-se como o indicador mais importante do estado de oxidação ou redução destes solos, refletindo a posição de equilíbrio dinâmico ("steady state") existente entre os vários sistemas redox (oxigênio, ferro, manganês, nitrogênio, enxofre e carbono) e determinando a direção das reações destes sistemas quando fora do equilíbrio. Este potencial caracteriza-se através de uma ampla faixa de variações, as mudanças químicas ocorridas no solo e os efeitos sobre o desenvolvimento de cultivos em ambientes anóxicos.
Associados às alterações do EH, verificam-se aumentos no pH de solos ácidos devido à sua redução, enquanto que em solos alcalinos, observase o decréscimo do pH devido à acumulação mais intensa de CO2, fazendo com que a maioria dos solos inundados se encontrem em

Relacionados