Da violencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIAS CIENTÍFICAS NA ANÁLISE DO CRIME.
Paulo Jamerson de Oliveira Campos*

RESUMO
O presente artigo, tendo por objeto principal o crime, visa apresentar as teorias científicas já elaboradas, ao longo dos anos, que norteiam o estudo deste objeto, a fim de compreender os fenômenos e as circunstâncias que circundam a prática criminosa e o sujeito ativo do delito, sem desconsiderar o contextosocial do qual o homem jamais se desassocia. Neste contexto, demonstra a necessidade de destrinchar uma a uma das teorias, seus defensores e suas ponderações acerca do crime e o contexto no qual foram elaboradas. Para tanto, utiliza-se da pesquisa bibliográfica...
Palavras-chave: Crime; Criminologia; Teorias;

INTRODUÇÃO
O crime é o fenômeno histórico que acompanha a trajetória da humanidadeem todos os seus momentos. Desta forma, é um fenômeno que está inerentemente ligado à sociabilidade do homem, cuja existência depende da convivência em grupo, a qual lhe traz benefícios e malefícios.
O estudo do crime ou da criminologia deve necessariamente considerar a natureza humana e o contexto social no qual ele está inserido, consequentemente, também o contexto histórico no qual as teoriascientíficas foram produzidas, pois estas vislumbravam dar à sociedade uma resposta plausível para o fenômeno do crime.
Desta maneira, com base numa pesquisa bibliográfica, busca-se aqui apresentar as principais teorias, também denominadas Escolas, as quais se classificam em: Teoria ou Escola Clássica; Escola Positiva e Escola Nova ou Crítica.


*Cadete do 3º ano do Curso de Formação deOficial da Polícia Militar do Maranhão na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Neste sentido, este artigo foi elaborado com o intuito de explicitar as teorias relacionadas ao crime, demonstrando sua importância para melhor compreender os fatos sociais ligados a este fenômeno, entendendo o porquê de sua existência e persistência no seio social. Considerando, em todo caso, avital importância deste estudo, transformado em conhecimento, para o exercício da profissão policial militar, que lida diretamente com conduta delituosa visando manter a harmonia e a paz social.

1 TEORIAS DO CRIME
Destacam-se neste trabalho as principais teorias científicas sobre o crime, as quais foram se firmando ao longo dos anos e, se sobrepondo uma às outras, numa espécie decomplementariedade, considerando ser esta uma ciência social, a qual é dotada de uma certeza relativa, aproximada da realidade, considerando que o contexto social muda incessantemente, também mudam os fatores e as causas que interferem neste objeto de estudo, o crime.
1.1 Teoria ou Escola Clássica
Assim, ressalta-se, a priori, a Escola Clássica (século XVIII e XIX), que tem como principais percussores oBECCARIA, PELLEGRINO ROSSI, CARMIGNANI, ENRICO PESSINA, EMANUEL KANT e FRANCESCO CARRARA, que introduziram ao mundo da criminologia as idéias pré-clássicas.
De acordo com Edilson Miguel Silva Junior, em seu artigo intitulado: Teorias Criminológicas sobre o problema do crime (2006), a Escola Clássica considera o crime nestes aspectos:
O crime não é uma entidade de fato, mas de direito. O serhumano, dotado de razão e livre arbítrio, atua movido pela procura do prazer (hedonismo) e a ordem social resulta de um consenso em torno de valores fundamentais, visando o bem-estar de todos (contrato social). Assim a conduta criminosa é uma escolha racional, uma opção do criminoso que avalia os riscos e benefícios da empreitada criminosa. Logo, a pena (castigo) é necessária e suficiente para acabarcom a criminalidade, sendo determinada segundo a utilidade para se manter ou não o pacto social.(2006).
Assim temos que a Escola Clássica, eivada de idéias de grandes teóricos, intitulados pré-clássicos, considerava o crime enquanto ente jurídico, dentro de uma ordem social que a qualquer momento poderia ser perturbada pelo crime, causando-lhe a desordem, para tanto surge a necessidade da pena...
tracking img