Da fraude contra credores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
U N I V E R S I D A D E D E R I O V E R D E

















Da Fraude

Contra Credores























Rio Verde- G O

13 d e S E TE M B R O d e 2010

Universidade de Rio Verde

Alunos: Ana Júlia, Isadora e Milena.

Período: 3º

Disciplina: Direito Civil II

Tema:

Defeitos do Negócio Jurídico

Da Fraude ContraCredores



Diversos são os acontecimentos, eventos e vontades que ocasionam efeitos jurídicos. Diante disto, quando existe por parte da pessoa a intenção específica de gerar efeitosjurídicos ao adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos, estamos diante do negócio jurídico. Este tem como elementos essenciais: agente capaz, forma e objeto lícito.

A vontadeé a mola propulsora dos negócios jurídicos, e deve ser notoriamente idônea para que o ato realizado tenha validade. Ocorre, entretanto, que a manifestação da vontade pode estar eivada de vícios edefeitos, fazendo com que a vida jurídica do negócio seja passível de anulação.

O Livro III, do Capítulo IV, do Código Civil, trata precisamente destas falhas da vontade, sendo que os Arts. 158ao 165 tratam da Fraude Contra Credores, tema deste trabalho.

Houve tempos onde o devedor respondia com seu próprio corpo para quitar suas dívidas, entretanto, no direito moderno, a garantia doscredores passou a residir no patrimônio do devedor. A segurança do credor consubstancia-se na penhora de bens do devedor, o que lhe garante que perceberá através de bens o valor da dívida.Grosso modo, na Fraude Contra Credores, a intenção do fraudador é distanciar seu patrimônio de seus credores, através de atos que aparentemente são legítimos, como uma doação ou compra e venda, parafrustrar a garantia aos credores. Quando isso ocorre, o Código Civil permite ao credor evitar a insolvência de seu devedor, anulando o negócio que o reduziu a este estado, ou reclamar de volta o bem...
tracking img