Da derrota ao cuidado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DA DERROTA À VITÓRIA




A derrota em Ai provocou um certo desânimo em Josué. Foi necessário que o Senhor intervisse e declarasse:
“NÃO TEMAS E NÃO TE ESPANTES; TOMA CONTIGO TODA A GENTE DE GUERRA, E LEVANTA-TE, E SOBE A AI; OLHA QUE TENHO DADO NA TUA MÃO O REI DE AI, E O SEU POVO, E A SUA CIDADE, E A SUA TERRA.” (Js 8:1).
Bem irmãos, para sermos derrotados ou vitoriosos, temos que estarvivos. E viver é estar:
1° Viver é estar em constante batalha na vida pessoal, familiar, conjugal, profissional, ministerial, espiritual etc. Nestas batalhas, podemos sair como vencedores ou perdedores. O estudo de hoje nos ensina a como lidar com as derrotas e os fracassos da vida, a superar o desânimo e em como extrair lições destes episódios.
2º O Desânimo
Não somos super-crentes (emboraalguns se acham). Estamos passíveis de sermos tomados pelo desânimo diante das adversidades, das perdas, das esperas e dos fracassos.
A Bíblia nos dá alguns exemplos de baluartes da fé, vitimados pelo desânimo temporário:
OBS: Falar sobre JOSUÉ.
3º - Em Gn 15:1-3, lemos que “Depois destes acontecimentos, veio a Palavra do Senhor a Abrão, numa visão, e disse: Não temas, Abrão, Eu sou teuescudo, e teu galardão será sobremodo grande. Respondeu Abrão: Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é o damasceno Eliézer? Disse mais Abrão: A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro.” A espera demasiadamente longa (aos olhos humanos) por promessas divinas, pode provocar o desânimo. Em Pv. 13:12 aprendemosque “A esperança que se adia faz adoecer o coração, mas o desejo cumprido é árvore de vida.”
OBS: Falar sobre ABRÃO
4º - Elias depois de uma demonstração de grande ousadia e fé, em I Rs. 19:14 “Ele mesmo (Elias), porém, se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte e disse: Basta; toma agora, ó Senhor, a minha alma, pois não sou melhordo que meus pais.” Tendo Jezabel ouvido falar dos acontecimentos do Carmelo, manifestou seu desejo de mandar matar Elias. Fugindo da ira de sua perseguidora, e provavelmente experimentando um estresse pós-conflito, ele chegou ao ponto de não perceber as perspectivas futuras encorajadoras. Desesperou-se e desanimou-se. Pensou em desistir de tudo e pediu a morte. “Elias era homem semelhante a nós,sujeito aos mesmos sentimentos...” (Tg 5:17ª)
OBS: Falar sobre ELIAS
5º - Paulo. Em meio aos desafios, sofrendo constantes e grandes oposições (espirituais e humanas), o apostolo Paulo, em Corinto, não ficou imune ao desânimo (Atos 18:5-6)
OBS: Falar sobre PAULO
6º - Nos três exemplos anteriormente citados, é notória a misericórdia de Deus, que conhece nossas necessidades, fraquezas elimitações, através de sua intervenção direta, com palavras encorajadoras:

*PARA ABRAÃO disse o Senhor: “A isto respondeu logo o Senhor, dizendo: Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro. Então, conduzi-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade. Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputadopara justiça.” (Gn. 15:4-6).

*ELIAS ouviu o Anjo do Senhor: “Levanta-te e come, porque o caminho te será sobremodo longo. Levantou-se, pois, comeu e bebeu; e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.” (I Rs 19:7-8)

*PAULO foi confortado e encorajado por Jesus: “Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas;pelo contrário, fala e não te cales; porquanto estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade.” (Atos 18:9-10).

OBS: Falar sobre os 3 exemplos;

As derrotas e adversidades produzem uma sensação de desamparo divino. É importante lembrar que somos movidos por sensações, racionalizações ou qualquer outro aspecto dos sentimentos e da natureza humana, mas por...
tracking img