Da Aceitação e Renúncia da Herança

5
DA ACEITAÇÃO E RENÚNCIA DA HERANÇA
Sumário: 5.1 – Direito de deliberar. 5.2 – Aceitação da herança. 5.3 – Espécies de aceitação. 5.4 – Os credores podemaceitar a herança em nome do herdeiro. 5.5 – Renúncia da herança. 5.6 – Renúncia parcial, condicional ou a termo. 5.7 – Os efeitos da renúncia.

5.1 DIREITO DE DELIBERAR
Pela abertura da sucessãoocorre, apenas, a transmissão da propriedade e da posse dos bens do de cujus aos herdeiros legítimos ou testamentários. Trata-se da aplicação do princípio da saisine em que a propriedade e posse da herançase transmitem desde logo ao herdeiro. Vale dizer, o herdeiro se investe na propriedade e na posse da herança no momento em que ocorre a morte do autor da herança. Com a abertura da sucessão, tem oherdeiro direito de deliberar se aceita ou não a herança. Um caso típico de deliberação, está previsto no art. 1.807 do CC, in verbis:

61

Direito das Sucessões

“O interessado em que o herdeirodeclare se aceita, ou não, a herança, poderá, vinte dias após aberta a sucessão, requerer ao juiz prazo razoável, não maior de trinta dias, para, nele, se pronunciar o herdeiro, sob pena de se havera herança por aceita”. No silêncio do herdeiro, a herança é havida como aceita. É o caso da aceitação presumida, de que falaremos mais adiante. Há, também, a aceitação expressa. “A aceitação daherança, quando expressa, faz-se por declaração escrita” (CC, art. 1.805), tornandose definitiva a sua transmissão ao herdeiro, desde a abertura da sucessão. Mas, qualquer interessado pode provocar adeliberação, inclusive os credores do herdeiro ou do de cujus. Falecendo o herdeiro antes de declarar se aceita a herança, o poder de aceitar passa-lhe aos herdeiros, a menos que se trate de vocação adstritaa uma condição suspensiva, ainda não verificada (CC, art. 1.809). “Os chamados à sucessão do herdeiro falecido antes da aceitação, desde que concordem em receber a segunda herança, poderão aceitar... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Da aceitacao e renuncia da heranca. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Da-Aceitacao-e-Renuncia-Da-Heranca/87815.html

MLA

"Da aceitacao e renuncia da heranca" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Da-Aceitacao-e-Renuncia-Da-Heranca/87815.html>.

MLA 7

"Da aceitacao e renuncia da heranca." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Da-Aceitacao-e-Renuncia-Da-Heranca/87815.html>.

CHICAGO

"Da aceitacao e renuncia da heranca." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Da-Aceitacao-e-Renuncia-Da-Heranca/87815.html.