Cutting

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2876 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

Prefácio 2

Definição 3

Perfil do automutilador 5

Formas de automutilação 7

Possíveis Causas 8

Como identificar um automutilador? 10

Entrevista 11

Tratamento 13

Conclusão 14

Prefácio

Cutting* (Automutilação), um assunto não muito discutido atualmente, mas que de forma devastadora, assola muitas pessoas na sociedade, em especial jovens eadolescentes, e essa realidade tende a piorar, pois a cada geração as coisas vão ficando mais rápidas e densas, isso é motivo de preocupação de muitos jovens que antes do tempo, vão tomando responsabilidades que não suportam, e assim, sofrem psicologicamente e em silencio.

O cutting é um vício assim como qualquer tipo de droga ou bebida. Pessoas que já passaram por isso, hoje em dia guardam umaglomerado de cicatrizes pelo corpo.

Com esse trabalho, pretendo externar o problema que algumas pessoas sofrem em silêncio e em busca de “transferir” a dor psicológica/emocional em dor física, mas o contrário do esperado acontece, isso só acarreta mais problemas e ainda mais dores.

*
Tradução: Cut-Cortar. Cutting-Cortando

Definição
O termo cutting é uma palavra inglesa que significa"cortando".
A automutilação ou cutting é um grave transtorno do impulso, que consiste no ato de ferir-se ou prejudicar a si mesmo propositalmente.
Uma crença comum diz que esse é um método de busca de atenção, entretanto, na maioria dos casos esse fato é equivocado. A maioria das pessoas que se automutilam estão bastante conscientes de suas feridas e cicatrizes, e tomam atitudes extremas paraescondê-las dos outros. Eles podem oferecer explicações alternativas para suas feridas, ou tapar suas cicatrizes com roupas. Automutilação, nesses indivíduos, não está associada ao suicídio ou para-suicídio. A pessoa que se automutila não está, usualmente, querendo interromper sua própria vida, mas sim usando esse comportamento como um modo de cooperação para aliviar dor emocional e desconforto.
Nestetranstorno, a pessoa pode bater-se, chicotear-se, cortar-se, queimar-se, puxar seu próprio cabelo, beliscar-se, tentar se estrangular, morder-se, apertar ou reabrir feridas (dermatotilexomania), arrancar os cabelos (tricotilomania), furar-se (com agulhas, arames, pregos, canetas, tesouras), ingerir agentes corrosivos ou alfinetes, ou ainda, tomar doses excessivas de medicamentos e drogas(overdose), ou álcool, sem a intenção de cometer suicídio.

A seguir, temos um e-mail anônimo enviado ao blog : http://consultoriodepsicologia.blogs.sapo.pt

“Fiquei indecisa se haveria de mandar este mail ou não, mas já não aguento andar assim há muito tempo, há alguns meses que me sinto assim e não percebo o porque tento ficar bem , mas não consigo para fikar bem aliviada comigo própria o que faço demelhor é fazer mal a mim própria em cortar os meus braços com vidros agulhas chizatos, tudo o que esta ao alcance eu apanho para poder me fazer mal a mim própria.
 
Fiz o teste e deu uma depressão média (49) não sei realmente se traduz para a realidade. Realmente em coisas que fala o teste é a realidade, as insónias constantes que tenho, a vontade de ter relações é nenhuma mesma, a vontade deme matar é cada vez maior e ninguém me leva a serio, ninguém mesmo ninguém apoia em nada sinto me cansada, o que mais me assusta é que tenho simplesmente 23 anos sou muito nova para poder pensar que tenha uma depressão.
 
Não tenho vontade de estar com ninguém só me apetece estar sozinha chorar chorar chorar. Não sei realmente o q fazer sinto me cansada da vida.
VQ”

Depoimentos de jovensautomutiladores em grupos de cutting na internet:

“Adoro me queimar, a sensação de dor me causa um alivio tão grande que é impossível descrever apenas em palavras”

“Comecei por influência de alguns amigos, mas hoje não consigo mais parar de me cortar, sei que às vezes estou me fazendo mal, mas o desejo é mais forte do que eu”, conta uma praticante do cutting.

“Adoro me cortar, deitar na...
tracking img