Custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA E CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS
1. FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA.
A formação de preços é muito mais que um simples processo para acumular custos e acrescentar uma margem de lucro aos produtos, esse processo é naturalmente abrangente e complexo, e por isso bastante desafiador, para isso é necessário que seja analisado com cautela, para que sejam analisados todos ositens do processo de custo, mas freqüentemente, a formação de preços é tratada de forma simplista.
Essa formação do preço de venda vem sendo utilizada por todas as empresas, pois tudo o que se vende ou compra, necessita de um preço, ou seja, de um valor monetário para o produto ou serviço em questão.
Para as empresas que contêm uma contabilidade de custos, será apenas mais um passo facilmenteencontrado, pois com todos os custos computados e calculados no controle de custos, esse método será mais um subproduto decorrente do controle de custos.
Martins (2001, p.237) diz que os preços, na economia de mercado atual, "são decorrência dos mecanismos da oferta e procura", ou seja, "o mercado é o grande responsável pela fixação do preço, e não os custos de obtenção dos produtos".
Atravésdessa visão de Martins (2001, p.237) tem-se o conceito de formação de preço de venda a partir do mercado.

2- PREÇOS DE VENDA DO PRODUTO

Através da contabilidade de custos, seguem as maneiras de encontrar o preço de venda do produto.

A - Preço de venda a partir do mercado.
Na teoria, Padoveze (2000, p.311) ressalta que esse conceito dispensaria o cálculo dos custos e a formaçãodo preço de venda. Seria necessária apenas uma pesquisa de mercado para atualizar o preço de venda.
Padoveze (2000, p.311) acrescenta que essa forma é importante, pois possibilita a empresa a encontrar a realidade inversa da formação do preço de venda, tornando o elemento fundamental para a formação dos custos e despesas, pois se o preço de mercado é o máximo que a empresa pode atribuir ao seuproduto, encontra-se a adaptação dos custos e despesas a essa realidade.

B - Preço de venda a partir do custeio direto/variável.
Para esse caso, utilizam-se os valores de custos diretos e variáveis e as despesas variáveis do produto que possam ser identificadas. A partir disso, deve-se calcular uma margem de contribuição que cubra, além da rentabilidade desejada do produto, os custos edespesas fixas que não foram alocados ao produto. (PADOVEZE, 2000, p.310).
C - Preço de venda a partir do custeio por absorção.
Para esse conceito, Padoveze (2000, p.310) diz que a técnica mais utilizada é através do custeio por absorção, que é "onde se toma por base os custos industriais por produto e somam-se as taxas gerais das despesas administrativas e comerciais, financeiras e a margemdesejada".

D - Mark-up
Na formação do preço de venda pelo custo, é preciso identificar um multiplicador sobre os custos, que facilite e agilize o cálculo do preço do produto. Este multiplicador, segundo Padoveze (2000, p.312) é aplicado sobre os custos dos produtos e sua construção está ligada a determinados percentuais sobre o preço de venda, através de relações percentuais médias sobre omesmo, e assim, aplicados a seguir sobre o custo dos produtos.
Para encontrar o mark-up, Padoveze (2000, p.312), utiliza-se a seguinte formula:

Preço de venda bruto 100%
(-) Tributos e lucro desejado 15%
(=) Preço de venda líquido 85%
Preço de venda bruto 100%
(/) Preço de venda líquido 85%
Mark-up 1,1764

3 - O USO DOS CUSTOS NA FORMAÇÃO DE PREÇOS DEVENDA
Padoveze (2003, p.385), afirma que, “embora nem sempre o mercado absorva os preços de venda determinados pela empresa, que por sua vez são calculados em cima de seus custos reais ou orçados, a empresa não pode prescindir dessa importante ferramenta para, pelo menos, ter um parâmetro inicial ou padrão de referência para análises comparativas”.
O pressuposto básico para esta metodologia,...
tracking img