Custos e despesas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
As despesas estão relacionadas com as estruturas administrativas e comerciais da empresa exemplo: alugueis, salários, encargos, pró labore, telefone,propaganda, impostos, comissões de vendedores etc.
Despesas não é sinônimo de custos, uma vez que esse último é relacionado com o processo produtivos de bens ou serviços, enquanto que despesas diz respeito (de uma forma genérica ) aos gastoscom a manutenção das atividades da entidade.
Custo é todo o gasto incorrido na produção de um bem ou na prestação de um serviço.desse modo,tudo (bem ou serviço) o que for consumido para gerar um novo bem ou serviço será custo.

* Salários e encargos sociais.
*Matéria prima, materiais secundários e embalagem.
* Custos administrativas.
* Publicidade e propaganda.* Depreciação - diminuição do valor pelo desgaste.
* Mão de obra.
* manutenção, seguro e depreciação.
* Água e luz elétrica.
* Publicidade e propaganda.
* Despesas tributárias.

A primeira classificação que se tem dos custos é em direto e indireto.Alguns custos são facilmente identificáveis aos produtos, outros são comuns a vários produtos Algunsacompanham o volume da produção ou vendas, outros nada tem a ver com o volume de produção e vendas.

CUSTOS DIRETOS
São aqueles que podem ser diretamente apropriado aos produtos,bastando apenas que se tenha uma unidade de medida de consumo,como quilo de matéria-prima por produto,unidade de embalagem utilizadas no produto,hora de mãos de obra gastas no produto etc.

CUSTOSINDIRETOS
Não oferecem condições de uma medida objetiva e qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária (como custos com supervisão, chefias e aluguel da fábrica.

Alem de serem classificados como custos diretos e indiretos podemos classifica-los também em :

CUSTOS FIXOS
Sãos os custos que não variam no período independenteda quantidade produzida. Esses custos são fixos, ou seja, terão sempre o mesmo valor se a indústria produzir cem ou mil unidades.

CUSTOS VARIÁVEIS
São custos que guardam relação direta com a quantidade produzida,assim esses custos variam de acordo com a variação na produção: quando a produção aumenta,os custos variáveis aumentam;quando a produção diminui, os custos variáveistambém di
Minuem .Tem-se como exemplo a matéria-prima .

Classificação dos 10 custos acima:

* SALÁRIO E ENCARGOS SOCIAIS:
Os salários da supervisão, bem como os de chefen de equipe, são de difícil alocação,para cada produto,sendo,por isso,classificados como custos indiretos.

* MATÉRIA-PRIMA, MATERIAIS SECUNDÁRIOS E EMBALAGENS:
A matéria-prima é um custo direto porser possível alocar eficientemente seus gastos em cada produto,ou seja,pode-se avaliar o quanto de matéria prima foi utilizado em cada unidade de produto.

* CUSTOS ADMINISTRATIVAS
São custos fixos que mantem constante,esteja a empresa parada ou produzindo a nível máximo de sua capacidade.

* DEPRECIAÇÃO DAS MÁQUINAS:
È feita de forma linear, o que impede uma alocaçãoadequada a cada produto, sendo,portanto, classificada como custo indireto.

* MÃOS DE OBRA:
Apresenta-se como um custo tendo parte direta e indireta.Na empresa como sendo parte do processo é manual é possível definir quanto tempo foi gasto em mão de obra em cada produto, e a outra parte da mão de obra é composta por salários de chefes de equipes,tornando-se difícil a alocação porprodutos.

* ALUGUEIS AGUA E LUZ ELÉTRICA:
São custos fixos,pois não dependem da produção e quantidade do produto pode até ocorrer um reajuste contratual mais continua sendo um custo fixo.

* AQUISIÇÃO DE EMBALAGENS
São custos fixos,pois a empresa precisa da embalagem.Ela é o cartão de visita do produto ou seja é o produto final.

* CUSTO COM FRETE:
É um custo...
tracking img