Custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1MÉTODO DE CUSTEIO
“Existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.” (SANTOS,2000).
Ou seja, método de custeio é uma técnica utilizada para custearos custos de uma unidade de um determinado produto.
1.1MÉTODOS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO
“O sistema de custeio por absorção é derivado da aplicação dos princípios de contabilidade geralmente aceitos, nascido da situação histórica mencionada.” (MARTINS, 2000).
“O sistema de apuração de custos que inclui todos os custos de fabricação – matérias, mão-de-obra e custos direto, fixo e variável – comoparte dos custos de uma unidade concluída do produto”. (LEONE, 2000)
“Todos os custos de fabricação, sejam eles fixos ou variáveis. A sistemática do custeio consiste em departamentalizar a fábrica em centros de custos onde se alocam os custos.” (WERNKE, 2001)
Esse sistema leva a empresa a fazer uma distinção entre custos e despesas gerais, simplifica os processos de custos e usa critériossubjetivos de rateio dos custos fixos aos produtos, além de considerar os estoques de produtos em elaboração como custos e não como investimentos. Alem de ser o único sistema de custeio aceito pela legislação brasileira do imposto de renda e talvez por esta razão, seja o mais utilizado pelas empresas.
1.2 MÉTODOS DE CUSTEIO VARIÁVEL
“No custeio variável somente os custos e despesas variáveis sãoalocados aos produtos ou serviços, uma vez que os custos e despesas fixas são considerados despesas do período, tendo seus valores alocados diretamente ao resultado.” (LEONE, 2000).
“O custo variável é aquele que oscila na proporção do volume de produção e vendas, mas mantém se constante por unidade de produção, diferente do custo fixo que independe, em termos absolutos, da quantidade de produção ouvendas e varia por unidade de produto, pois sofrem diluição quanto maior as unidades produzidas e vendidas.” (WERNKE, 2001).
“É o método de custeio que consiste em apropriar aos produtos somente os custos variáveis, sejam diretos ou indiretos.” (MEGLIORINI, 2007).
O sistema de custeio variável fundamenta-se na separação dos gastos em gastos variáveis e fixos, isto é, em gastos que oscilamproporcionalmente ao volume da produção/venda e gastos que se mantêm estáveis perante volumes de produção/venda oscilantes dentro de certos limites.
2 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
Margem de Contribuição significa quanto, em valor, um determinado produto contribui para o resultado operacional, ou seja, receita total da venda subtraída do custo direto da mercadoria vendida e das despesas variáveis devendas. O resultado obtido é a margem de contribuição que será utilizada para pagamento das despesas fixas da empresa.
3PONTO DE EQUILÍBRIO
“A análise do equilíbrio entre receitas de vendas e custos, torna-se indispensável como instrumento no processo de decisão gerencial. Um dos fatores para o sucesso financeiro de uma empresa está diretamente condicionado à existência da melhor informaçãogerencial. ”(SANTOS, 2000).
“O ponto de equilíbrio é o nível de produção onde os custos se igualam às receitas, ou ainda, nasce da conjugação dos custos totais com as receitas totais.” (MARTINS,2000)
“O ponto no qual a receita de vendas é adequada para cobrir todos os custos de manufatura e vender o produto, mas sem obter lucro.” (WERNKE, 2001).
Ponto de equilíbrio revela o volume mínimo que aempresa deve produzir e vender para que consiga pelo menos cobrir os seus custos e despesas totais. Situação econômica de uma empresa sempre será considerado favorável quando as receitas de vendas de seus produtos estiverem acima do ponto de equilíbrio.
3.1TIPOS DE EQUILÍBRIO
“Dependendo da necessidade da empresa ou do gestor, o ponto de equilíbrio possibilita adaptações que suprem as informações...
tracking img