Leis de newton

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1ª Lei de Newton ou Lei da Inércia
A primeira lei de Newton refere que se a resultante das forças que actuam sobre um corpo for nula, o corpo permanecerá em repouso ou em movimento rectilíneoumiforme.

Se a velocidade é constante então o movimento é rectilíneo e uniforme (porque o módulo da velocidade é constante). Um exemplo explicativo desta lei é o que acontece para que os copos e pratossobre uma toalha possam continuar sobre a mesa se a toalha for puxada abruptamente. Entendemos que os pratos, copos e talheres estejam em repouso sobre a mesa, estes vão permanecer eternamente emrepouso até que algo aconteça para movê-los de lá. Com o puxão da toalha de maneira correcta, não se consegue imprimir força suficiente para que os corpos entrem em movimento, então eles permanecem nosseus lugares.

2ª Lei de Newton ou Lei Fundamental da Dinâmica
Quando sobre um corpo actua uma força ou várias cuja resultante não é nula, verifica-se uma alteração da sua velocidade. Podeconcluir-se da existência de uma relação entre a aceleração adquirida pelo corpo e a resultante das forças que sobre ele actuam . A segunda lei de Newton demonstra precisamente isso: A aceleração, , adquiridapor um corpo, é directamente proporcional à intensidade da resultante das forças, , que sobre ele actuam e inversamente proporcional à sua massa, m.

Da análise da expressão: •A aceleração e aresultante das forças têm a mesma direcção e sentido; •Para a mesma resultante das forçãs, quanto maior for a massa do corpo menor será a aceleração qu adquire e maior será a resistência à alteração da suavelocidade, assim como também a sua inércia será maior; •Como a massa é a medida da inércia do corpo, designa-se por massa inercial. Por exemplo estão representados três corpos: o cavalo, a carreta ea terra; sobre cada um deles, estão aplicadas duas forças como resultado da interacção de um dos corpos com os outros dois. A aceleração do sistema "cavalo-carreta" é produzida pela resultante de...
tracking img