Custo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise Custo/Volume/Lucro aplicada em empresa de pequeno porte: estudo de caso em indústria de sorvetes



Rodney Wernke
Marcelo Meurer
Reginaldo M. Bitencourt
Brasil
Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL
rodneyw@unisul.br


Palavras-chave: Análise Custo/Volume/Lucro, Pequena Empresa, Aplicação.


Tema do trabalho: Modelos de Gestão Contábil para Pequenas e MédiasEmpresas.



Recursos Audiovisuais: Retroprojetor ou projetor multimídia.





























Análise Custo/Volume/Lucro aplicada em empresa de pequeno porte: estudo de caso em indústria de sorvetes


Palavras-chave: Análise Custo/Volume/Lucro, Pequena Empresa, Aplicação.


Tema do trabalho: Modelos de Gestão Contábil para Pequenas e Médias Empresas.Resumo: O artigo relata estudo de caso em que foi efetuada uma Análise de Custos/Volume/Lucro numa empresa de pequeno porte que produz e comercializa alimentos congelados (picolés e sorvetes). Evidencia os procedimentos necessários para realizar tal análise e as informações de cunho gerencial provenientes da pesquisa.1. - INTRODUÇÃO

As pequenas empresas têm grande importância social no Brasil, principalmente pelo aspecto de geração de empregos, como atestam diversas estatísticas. Contudo, díspares estudos revelam também que as empresas desde porte costumam encontrar dificuldades para superar um ano de existência e muitas deixam de existir com poucos meses de funcionamento.
Vários fatorespodem ser apontados como causadores desta realidade e dentre estes pode ser mencionada a pequena utilização de técnicas de gerenciamento consistentes. Quer por desconhecimento, quer por preconceitos quanto ao grau de dificuldade para implementá-las, poucos são os empresários que empregam nas suas micro e pequenas empresas ferramentas como a Análise Custo/Volume/Lucro (CVL).
Porém, aocontrário do que possam pensar tais empreendedores, os conceitos necessários ao adequado entendimento da Análise de Custo/Volume/Lucro são relativamente fáceis de serem compreendidos, bastando apenas um conhecimento contábil mínimo. Suas vantagens em termos da oferta de informações gerenciais são inegáveis e todo gestor deveria conhecer em profundidade os conceitos que a mesma abrange. Seadequadamente utilizadas, a Análise CVL pode constituir-se de importante subsídio aos administradores, fundamentando decisões corretas e em bases técnicas confiáveis, reduzindo ou minimizando os riscos inerentes ao processo decisório cotidiano.
Em função de tal importância, este artigo objetiva demonstrar a aplicabilidade desta técnica numa empresa de pequeno porte que fabrica e comercializaalimentos congelados (picolés e sorvetes). Para tanto, inicialmente são apresentados brevemente os conceitos da Análise Custo/Volume/Lucro que foram empregados no estudo de caso ora relatado. Posteriormente, descrevem-se os procedimentos realizados e os resultados obtidos, bem como as informações de cunho decisorial que puderam ser alcançadas por intermédio da metodologia empregada.



2 - CONCEITOSUTILIZADOS (REVISÃO DA LITERATURA)


No estudo de caso realizado foram empregados os conceitos relacionados com a Análise de Custos/Volume/Lucro, que são enfatizados neste tópico.
Kaplan e Atkinson (1989) mencionam que diversas decisões gerenciais requerem a análise atenta do comportamento de custos e lucros em função das expectativas do volume de vendas. No curto prazo(menos que um ano), a maioria dos custos e preços dos produtos da empresa, podem, em geral, serem determinados. A principal incerteza não está relacionada com custos e preços dos produtos, mas com a quantidade que irá ser vendida. A Análise de Custo/Volume/Lucro aponta os efeitos das mudanças nos volumes de vendas na lucratividade da organização.
Horngren et al (1999) citam que a Análise de...
tracking img