Custo total de propriedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1310 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Com a adoção cada vez maior de sistemas em rede nas empresas e o modelo cliente/servidor substituindo grande parte das funções do mainframe, as empresas passaram a implantar infra-estruturas de comunicação com uma grande quantidade de equipamentos em todas suas áreas operacionais.

Na tentativa de verificar até que ponto as organizações estavam ou não obtendo ganhos de produtividade com o usodas novas tecnologias de comunicação e do modelo distribuído de computação, o Gartner Group, um conhecido instituto de pesquisa internacional, desenvolveu o conceito de TCO (Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade) aplicado ao ambiente das redes de computadores.

O TCO entrou no vocabulário de Tecnologia de Informação em 1987, onde foi aplicado pela primeira vez aos computadorespessoais. Desde então, tornou-se um conceito muito popular que vem aparecendo em artigos sobre gestão da Tecnologia de Informação, utilizado pelos fabricantes de equipamentos e produtos de Informática e pelas consultorias na determinação dos custos de TI nas organizações.

Tecnologia da Informação

A "Tecnologia da Informação" ou simplesmente TI, aborda os métodos de manipulação da informaçãopara obter dados de qualidade que irão auxiliar no processo decisório de uma organização. As mudanças de procedimentos, os processos e políticas são o foco principal de tal tecnologia.

É evidente que os computadores e as redes de telecomunicações, que juntos formam o conceito de Telemática, podem ser grandes aliados no desenvolvimento da tecnologia da informação. Os resultados dos benefícios dessaunião podem ser obtidos através do emprego de metodologias que envolvem o levantamento da redução de custos e o aumento de produtividade.

Custo Total de Propriedade

Uma rede de computadores oferece serviços aos seus usuários. Além do custo de aquisição dos sistemas, tem-se adequação/compra de hardware, treinamento/contratação dos usuários, disponibilidade de suporte técnico, escalabilidade,custos com migração, entre outros. O simples funcionamento de um computador na rede de uma empresa apresenta diversos encargos financeiros associados, tais como o custo do hardware, do sistema operacional, das aplicações e da manutenção do conjunto em utilização. Ao total destes encargos, podemos chamar "Custo Total de Propriedade" (Total Cost of Ownership) ou TCO do posto de trabalho.Definindo TCO

O Custo Total de Propriedade pode ser definido como um modelo do ciclo de vida de um equipamento, produto ou serviço, que considera os custos de aquisição, propriedade, operação e manutenção ao longo de sua vida útil.

O TCO também inclui os valores associados ao uso ou gozo do bem/serviço em seu máximo potencial. Itens como treinamento de usuários, manutenção, auditoria, avaliação,implantação, pós-venda e gerenciamento dos processos de desenvolvimento/fabricação do bem/serviço também constituem o Custo Total de Propriedade que pode ser aplicado tanto para o fornecedor quanto para o usuário.

O TCO também possui componentes indiretos, como suporte e treinamento. As empresas podem lançar mão de ferramentas de gerenciamento para identificar exatamente o que hardware e softwarerepresentam em uma determinada instalação, permitindo criar modelos de economia a partir da migração para hardware e software com configurações padrão de mercado.

Por esse motivo, a figura do TCO passou a ser um elemento fundamental no cálculo dos custos de instalação e manutenção não só dos equipamentos de informática e redes de comunicação, mas também de todos os departamentos que tenhamqualquer tipo de facilidade advinda dessa tecnologia.

Controle de custos

A tarefa de implantar e manter uma grande infra-estrutura de gerenciamento pode tornar-se onerosa e adicionar sobrecarga de trabalho às equipes de rede, o que vem aumentar o Custo Total de Propriedade.

Reduzir o TCO é uma prioridade e um desafio contínuo para praticamente toda empresa. Mas como extrair o máximo das...
tracking img