Custo medio ponderado de capital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTO MEDIO PONDERADO DE CAPITAL


O custo médio ponderado de capital (CMPC) representa a taxa de atratividade da empresa, que indica a remuneração mínima que deve ser exigida naalocação de capital, de forma a maximizar seu valor de mercado. O custo médio ponderado de capital é definido como a média ponderada dos custos dos diferentes componentes dofinanciamento de uma empresa.
O Custo Médio Ponderado de Capital é uma metodologia adotada para calcular o custo total dos recursos investidos nas empresas. O custo é obtido por uma média dastaxas de custo das diversas modalidades, após o Imposto de Renda, ponderada pela participação relativa das várias modalidades no total, que se denomina estrutura financeira da empresa.Quando uma empresa necessita buscar recursos para atender suas necessidades de capital, seja ele de curto, médio ou longo prazo, estes poderão não ser de uma única fonte, e, portantonão necessariamente possuírem o mesmo custo. Neste sentido se faz necessário apurar o custo médio ponderado que possibilite realizar uma analise sobre a viabilidade ou não de se buscarestes recursos.
Importante determinar quais os ativos que comporão a analise e qual È seu custo efetivo. Importante salientar que todas as taxas deverão obrigatoriamente estar na mesmabase de tempo (dia, mês etc.).
O Custo médio Ponderado de capital possui a importância de servir como indicador dos custos relativos aos múltiplos ativos financeiros que uma empresapossa buscar no mercado a fim de financiar seus projetos, e em especial servir de comparação, com demais ativos tanto internos como externos da empresa. Outra importante razão para oseu calculo È possibilitar ao administrador financeiro realizar simulações a fim de encontrar um custo ponderado menor, dentro dos limites de cada ativo que o mercado concede.
tracking img