Custo historico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Integração e bem-estar dos funcionários na empresa: Esporte como caminho

RENATO FRANCISCO RODRIGUES MARQUES

RESUMO

C

onsiderando o funcionário como participante fundamental na produtividade da empresa, é preciso que ela se preocupe com a manutenção da saúde do mesmo, dos pontos de vista físico, emocional e espiritual. Programas de atividade física na empresa são desenvolvidos com aintenção de prevenir enfermidades e proporcionar um ambiente agradável ao empregado para realização de suas tarefas. O esporte se apresenta como um fenômeno sóciocultural que pode vir a colaborar para a manutenção da saúde e integração social entre funcionários, proporcionando-lhes bem-estar e aumentando o seu vínculo com a empresa. A partir de análise a respeito das formas de manifestação doesporte e dos valores transmitidos por elas, é possível afirmar que a presença de atividades esportivas formais e não-formais na empresa seja interessante, contanto que sejam aplicadas em momentos e locais específicos, visando proporcionar bem-estar ao empregado e aumentar seu vínculo com a instituição. (...) humanidade significa que é próprio do ser humano conversar com outras pessoas, expressaremoções e opiniões, desejar e sonhar, pensar e criar, ter uma filosofia de vida, valores próprios, ter fé e livre arbítrio (CAÑETE, 2001, p.45).

33

FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DO ESPORTE
O esporte é um fenômeno sócio-cultural que, devido a normas de conduta e características próprias, transmite valores e, por isso, exerce influência sobre hábitos e comportamentos de nossa sociedade. Os ambientes deocorrência desse fenômeno não dizem respeito somente a praças1 voltadas à prática esportiva, mas também a qualquer local em que estejam presentes meios de comunicação e comercialização voltados aos produtos relacionados ao esporte. Bracht (1997, p.12) apresenta duas formas de manifestação do esporte:

• •

Esporte de alto rendimento ou espetáculo; Esporte enquanto atividade de lazer.

Taismanifestações se diferenciam pelos propósitos e formas em que ocorre a prática esportiva, norteando o processo de análise deste fenômeno. Segundo Digel (1986 apud Bracht, 1997, p.13), o esporte de alto rendimento apresenta os seguintes elementos: • Possui um aparato para a procura de talentos normalmente financiados pelo Estado. Além disso, este aparato promove o desenvolvimento tecnológico, com odesenvolvimento de aparelhos para a utilização ótima do “material humano”; Possui um pequeno número de atletas que tem o esporte como principal ocupação;



1

O termo “praça” diz respeito a qualquer ambiente que seja destinado à prática de atividades esportivas. Exemplos: clubes, parques, escolas.

34



Possui uma massa consumidora que financia parte do esporte-espetáculo; Os meiosde comunicação em massa são coorganizadores do esporte-espetáculo; Possui um sistema de gratificação que varia em função do sistema político-societal.





Tais características apontam para uma prática voltada à constante busca pela melhora de performance atlética e competitiva, o que exige grande dedicação dos praticantes, e sinaliza para um ambiente profissional. Para que um ambientepautado no profissionalismo sobreviva, é preciso que haja movimentação de capital. Por isso, a disseminação e comercialização dessa forma de manifestação do esporte são dependentes de meios de comunicação e de indivíduos interessados em seu consumo. Nesse processo de promoção, a capacidade de interferência e influência desse fenômeno sobre a sociedade é otimizada, fazendo com que seja incorporadosegundo o modelo de esporte divulgado por esses meios. Dessa forma, o alto rendimento é apresentado como modelo predominante, influenciando a prática esportiva de lazer através de regras, normas de ação e comportamento, e valores próprios do ambiente competitivo. Os valores transmitidos pelo esporte de alto rendimento são, segundo Kunz (1994) e Bracht (1997), em obras distintas e independentes:...
tracking img