Custo direto e indireto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS 4
2.1.1 Sistemas de Acumulação de Custos 4
2.1.2 Custeio Variável 4
2.1.3 Custeio por Absorção 4
2.1.4 Custos Diretos e Indiretos 5
2.1.5 Custos Variáveis e Fixos 5
2.1.6 Rateio dos Custos Indiretos 5
2.1.7 Produtos em Processo 6
2.1.8 Produtos Prontos 6
2.2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 6
2.3FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 7
2.3.1 Com Base nos Custos 7
2.3.2 Com Base no Mercado 7
2.3.3 Fórmula de Calculo 8
2.4 IMPOSTOS SOBRE VENDA 8
2.4.1 IPI Sobre Faturamento 8
2.4.2 Impostos Sobre Venda 9
2.4.3 Contribuições Sobre Venda 9
2.5 ANÁLISE CUSTO/VOLUME/LUCRO 9
2.5.1 Margem de Contribuição 9
2.5.2 Ponto de Equilíbrio 10
2.6 IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÕES 10
3CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
INTRODUÇÃO

A contabilidade de custos é um método indispensável para as empresas, através desse método as empresas passaram a ter melhor controle sobre os produtos fabricados e informações cada vez mais precisas que auxiliam sempre nas tomadas de decisões.
È necessário dentro da empresa, ter conhecimento de como estão direcionados seusnegócios, custos despesas entre outros fatores que possam fornecer informações importantes, sabendo o custo real do produto saberemos qual o preço mínimo para uma eventual promoção, ou o preço a ser vendido para ter o retorno esperado.
A partir dos custos também é que saberemos se o produto está obtendo lucro ou prejuízo, e se é conveniente aumentar a ou reduzir a produção de certosprodutos.
A competitividade do mercado atual exige que os produtos tenham cada vez mais qualidade e preços razoáveis equiparados aos concorrentes, para assim manter a fidelidade com os clientes.

DESENVOLVIMENTO

1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS

1 Sistemas de Acumulação de Custos

Pra controle da empresa e para ajudar nas tomadas de decisões toda empresa comercialou industrial necessita controlar seu estoque e/ou produções. O tipo de sistema de custos deve ser adotado pela empresa de acordo com as suas necessidades, para essa decisão é preciso conhecer bem o processo de produção da empresa, para com base nisso escolher o melhor processo a ser utilizado.

2 Custeio Variável

É um método que utiliza a margem de contribuiçãocomo conceito, sua principal vantagem é fornecer dados que auxiliam no processo de tomada de decisões da empresa, apontando quais produtos apresentam maior rentabilidade, determinando pontos de equilíbrio.
Embora seja um método muito eficiente em relação aos anteriores, está limitado a hipóteses em que o preço final praticado permite á empresa ter margem de contribuição suficiente paraobter o lucro desejado.

3 Custeio por Absorção

O custeio por absorção delimita que todos os custos, sejam eles diretos ou indiretos, sejam debitados no produto, assim todos os gastos da fabrica que tenham relação com o produto terão seu custo rateado para todos os produtos prontos.
Até o momento o custeio por absorção é o mais indicado parautilização por ser o único aceito pela legislação por atender amplamente ao principio Contábil da Competência.

4 Custos Diretos e Indiretos

Os custos diretos podem ser facilmente identificados por estarem diretamente ligados ao produto não precisando nem mesmo de critério de rateio para identificá-lo, sendo assim mensurados de maneira objetiva, por exemplo, matérias primasutilizadas na fabricação do produto, mão-de-obra direta, serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos e serviços.
Já o custo indireto não pode ser identificado diretamente ao produto, sendo calculado através de critérios de rateio, que é o caso da administração, depreciação, manutenção da fabrica etc.
Esses custos geralmente são atribuídos ao produto...
tracking img