Custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2983 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CUSTEIO










CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES – ABC.








Adriana Rodrigues

Marina Zeferino

Rondirlei Alves

Rose...















Itabira

2012










CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES – ABC.

































Itabira

2012

Resumo






Sumário
INTRODUÇÃO 8
Apresentação doCusteio Baseado em Atividades ABC. 11
Importância e utilização do ABC. 14
Fases de Implementação do ABC. 15
Críticas e rejeições do modelo ABC 24
Críticas e rejeições do modelo ABC 25
Comparação entre o ABC e os Sistemas Tradicionais. 27
As Dificuldades de Implementação. 28
Tomada de Decisão. 31
O Planejamento 33
Implementação. 36
Como iniciar o ABC 37
Sem as distorções do sistemaoriginal 40
CONCLUSÃO 41
Bibliografia 43



INTRODUÇÃO

Não é de hoje que os custos de uma empresa ou organização requer atenção quanto a identificação, análise e tratamento de forma a melhorar o desempenho das mesmas. “A apuração dos custos surgiu em atendimento às necessidades da administração nas organizações e, desde a época da Revolução Industrial, vem sendo aperfeiçoada como parte dosistema geral de informações”(Khoury; Ancelevicz 2000).
Na década de 20 se consolidou o Custeio Tradicional, o produto simbolizava o capitalismo, e a grande maioria das organizações se baseavam na produção em massa de produtos pouco diversificados, utilizando-se mão-de-obra intensiva. Os custos diretos (ligados diretamente a produção) eram fortemente preponderantes na composição dos custos, o CustoTradicional foi adotado quase universalmente, talvez pela facilidade ou pelo comodismo da época. Porém com as mudanças em duas variáveis fundamentais como o aumento da participação dos custos indiretos na composição dos custos totais e o aumento da diversificação dos produtos e processos fez com que resultasse na obsolescência do Custeio Tradicional para fins gerenciais e no surgimento de técnicasinovadoras como o Custeio ABC. Ou seja, para acompanhar o mercado as organizações precisaram investir em qualidade, tanto para os clientes internos (funcionários) quanto para os clientes externos; os custos indiretos aumentaram significativamente e não podiam continuar mais a serem tratados como antes no sistema tradicional, surge então a idéia do Custeio ABC.
Os produtos que alocam maisatividades passam a ter uma maior fatia na divisão dos custos indiretos. Para Maffei Filho o método ABC:
… almeja atribuir aos produtos individuais a parcela de gastos indiretos consumida por cada um deles. Isto é feito definindo-se as atividades relevantes da empresa, calculando-se o custo de cada uma delas, e então atribuindo este custo aos produtos com base no consumo de cada atividade por parte decada produto (2003, p. 1).

Embora haja indícios de que o Custeio ABC tenha origem em trabalhos desenvolvidos na General Electric, na década de 1960 nos Estados Unidos, somente com a intensificação da competição global, por volta da década de 1980, quando as empresas despertaram para a nova realidade (satisfação dos clientes, treinamento, qualidade e etc.) e as novas tecnologias avançadas deprodução e filosofia de gestão empresarial, o ABC, cujo propósito é de suprir essas necessidades sobre esses processos. Em outras palavras o objetivo do Custeio ABC é suprir a necessidade de informações precisas sobre o custo da necessidade de recursos de produtos, serviços, e canais específicos.

APRESENTAÇÃO DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES ABC.


O Custeio Baseado em Atividades ou custeio ABC(Activity Based Costing) consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos da empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. É a metodologia que melhor permite uma efetiva mensuração dos custos e benefícios da implantação das estratégias. Os recursos são atribuídos a cada atividade, em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo...
tracking img