Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1.A Natureza do Serviço Social na sua Gênese
O Serviço Social ao longo de seu desenvolvimento, vêm desenvolvendo vários debates acerca do fazer profissional. Os profissionais assistentes sociais procurando legitimar a profissão , se “debatem” sobre a natureza do Serviço Social, através da análise de duas teses acerca da natureza e gênese da profissão: a perspectiva endogenista e ahistórico-crítica.

1.1 Natureza e Funcionalidade da Profissão na perspectiva Endogenista: particularidades e características.
A perspectiva endogenista sustenta a origem do Serviço Social pela evolução das antigas formas filantrópicas , da ajuda e da caridade.
Aparecem como autores desta tese: Herman Kruse, Ezequiel Ander-Egg, Natálio Kisnerman, Boris Alexis Lima, Ana Augusta de Almeida,Balbina Ottoni Vieira, José Lucena Dantas, entre outros.
A perspectiva endogenista tem por base as primeiras formas de ajuda para explicar a profissão, e as práticas realizadas pelos primeiros precursores da Assistencia Social, muitas das vezes provenientes da igreja católica. Vários autores se vinculam a essa perspectiva, fazendo surgir diferentes posições acerca do entendimento dos“antecedentes” da profissão, no entanto eles continuam interpretando a prática como forma de ajuda, não conseguindo romper com as bases conservadoras vinculadas a esta perspectiva.(visão)
Os autores desta tese se deixaram levar pela aparência, não conseguem ir mais fundo, se baseando apenas no que se está posto aos olhos. Desta forma não procuram fazer uma análise profunda da realidade social e do fazerprofissional, toma os sujeito e as relações sociais como autônomos desligados de um contexto histórico e social. O Serviço Social é visto em si mesmo e a prática exercida pelos seus profissionais é tomada como escolha, como vocação; não se percebe a existência de atores coletivos e que estes estão ligados a uma ordem social determinada, que influência diretamente na vida das pessoas e nas relações sociaisque estabelecem na sociedade. Também não conseguem visualizar o papel do Estado na prática do assistente social, como determinante desta, enquanto mantenedor na ordem vigente ( burguesa), o tomam apenas como principal empregador da classe sem nenhuma ligação política.
Nesta não se analisa o contexto histórico da sociedade e a luta de classes fundamentais e contrárias; classe burguesa x classetrabalhadora, que elaboram projetos de sociedade que são distintos e onde se trava um embate que é permanente e passa por todas a relações sociais.
Portanto podemos tomar a tese endogenista como, totalmente conservadora que baseia suas análises em perspectivas(visões) antigas.

1.2 Perspectiva Histórico-crítica.
A perspectiva histórico-crítica é oposta a perspectiva anterior. Entende a naturezada profissão como historicamante determinada, pelo Estado que passa a responder a chamada “questão social”.
Nesta perspectiva, sustentada diferentemente por Marilda Villela Iamamoto, Raul de Carvalho, Manuel Manrique Castro, Vicente de Paula Faleiros, Maria Lúcia Martinelli, José Paulo Netto, entre outros entende-se o assintente social como um profissional que desempenha um papel claramentepolítico, tendo uma função que não se explica por si só, mas pela posição que o profissional ocupa na sociedade. (MONTAÑO, 1998 :30).
Marilda Vilela Iamamoto, pioneiramente já no ínicio dos anos 80, procura captar
“ o significado social dessa profissão na sociedade capitalista, colocando-a como um tipo de especialização do trabalho coletivo dentro da divisão social do trabalho próprio da sociedadeindustrial( Iamamto, 1991 : 71)
A perspectiva histórico-crítica não se sustenta na primeira tese, mas realiza um processo de ruptura com esta. Se baseia na análise da história e do contexto social , tomando a profissão como determinada e legitimada(reconhecida) a partir do momento em que se faz a passagem do capitalismo concorrencial para a fase monopólica. Percebe-se a intensa...
tracking img