Custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (895 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS DE CUSTEIO A melhor escolha para obtenção de lucro
MÉTODOS DE CUSTEIO
 
A melhor escolha para obtenção de lucro
 
 
 
RESUMO
 
 
O presente trabalho vem mostrar os tipos de custeiode produtos. Explicar o que são esses métodos e as suas vantagens e desvantagens no processo produtivo e administrativo de cada instituição. Esclarecer qual a finalidade de um bom método de custeiopara as empresas.
 
 
Palavra-chave: Custo; Absorção; Variável.
 
 
 
1 INTRODUÇÃO
 
 
A determinante entre o sucesso de uma empresa e seu fracasso está basicamente na diferença entre o custodo produto e o seu preço de venda, o lucro. Determinar qual o melhor escolha para distribuir o custo no preço de venda e fundamental para o resultado da empresa. Basicamente existem dois tipos decusteio de produtos, custeio por absorção e custeio variável. O que são e quais as suas características serão apresentados a seguir.
 
 
 
2 MÉTODOS DE CUSTEIO
 
 
Para Moura (2005), existembasicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custosvariáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.
 
 
 
3 CUSTEIO POR ABSORÇÃO
 
 
De acordo com Sá (2009), o sistema de custeio por absorção consiste naverificação de todos os custos envolvidos da produção dos bens ou serviços prestados, sejam eles fixos ou variáveis. Portando alem dos custos de produção como matéria prima, mão de obra e outros, os custosindiretos como manutenção, planejamento, controle de qualidade entre outros, também são rateados dentro do custo do produto seguindo o critério estabelecido pela empresa.
 
 
Para Moura (2005), nocusteio por absorção todos os custos são divididos pelo estoque, onde cada produto absorve aquilo que lhe caiba para sua fabricação não importando se é custo fixo ou variável, direto ou indireto.
 ...
tracking img