Cury, c.r.j. a nova lei de diretrizes e bases da educação nacional: uma reforma educacional?.são paulo: editora do brasil, 1997.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURY,C.R.J. A nova lei de diretrizes e bases da educação nacional: uma reforma educacional?.São Paulo:Editora do Brasil,1997.

A LDB lei de diretrizes e bases da educação nacional como qualquerlei implantada para fins da educação tem seus dois lados, os que se satisfazem com ela e os que não. A flexibilidade oferecida pela LDB traz consigo a descentralização e autonomia como: o ensinofundamental pelos cuidados do município, o médio pelas competências estaduais e o superior pelo estado federal. O que não traduz num engessamento dessas partes, porém em práticas é muito difícil queaconteça a mudança das mesmas.
Mas com toda essa autonomia deixa escapar exigências de certos deveres, o não direcionamento de tais competências e também a falta de fiscalização dos poderes públicos. Eoutra polêmica é a avaliação centralizadora para verificar as práticas de cada etapa, que envolve muito mais o valor do sistema contratual do mercado do que a qualidade efetiva do ensino.
“Anomenclatura da lei nº 5,692/71 faz algumas mudanças, como ensino de 1º e 2º graus passam a ser a educação básica, com uma subdivisão composta pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Ainfantil é considerada desejável e recomendada, fundamental obrigatória e a média progressivamente obrigatória.”(pág114)
Se tratando da flexibilidade mais uma vez como cita na página 132 quanto maispróximo a universidade maior é a autonomia, por ser uma área de múltiplos interesses aumentando sua complexidade. E inúmeros outros fatores envolvem a implantação dessa lei e suas interpretações e só nosdias atuais se pode notar uma maior atuação de com a LDB.
Contudo, mesmo que devagar há uma progressão do ensino, incontáveis problemas perpassaram os tempos. E hoje é possível notar que para setratar da qualidade do ensino não basta culpar somente o governo, instituições ou os professores, pois também é um dever do aluno buscar por maior interesse para deixar esse fardo mais leve quando se...
tracking img