Resumo do vicerocrânio

1337 palavras 6 páginas
Ossos da Face:

Maxilas:

O maxilar é a estrutura da região frontal do crânio que suporta os dentes superiores e forma uma parte do palato, da cavidade nasal e da órbita. É formada por dois ossos geminados – as maxilas - que, nas extremidades rostrais (na linha média), articulam-se entre si em sínfise (fixa) e, nas restantes superfícies recebe os ossos nasais, palatino, etmóide, frontal e, nas regiões laterais, com os zigomas (as “maçãs do rosto”).
Cada maxila apresenta um corpo, um processo frontal, que se articula com o osso frontal, um processo palatino que, juntamente com a lâmina horizontal do osso palatino, forma o palato duro; um processo zigomático e um processo alveolar, em cujos alvéolos estão implantados os dentes que são respectivamente: três alvéolos, que aumentam de tamanho do primeiro para o terceiro, para o engaste dos incisivos; um alvéolo canino, bastante profundo; quatro alvéolos pré-molares e três molares.
A malformação da sutura mediana das maxilas provoca o defeito conhecido como lábio leporino, no homem.
Acidentes anatômicos:
Margem Lacrimal, incisura lacrimal, margem infra-orbitária, face orbital, sulco infra-orbital, face infra temporal, forames alveolares, proc. Zigomático, túber da maxila, proc. Alveolar, proc. Frontal, crista lacrimal anterior, forame infra-orbital, (crista zigomatico-alvolar), fossa craniana, incisura nasal, espinha nasal anterior, eminências alveolares, face anterior, sulco lacrimal, crista conchal, face nasal, proc. Palatino, seio maxilar, canal lacrimonasal, forame incisivo, abertura piriforme, sulcos palatinos, sutura incisiva, forame incisivo, sutura palatina mediana e espinhas palatinas.
Palatinos:
Os ossos palatinos são ossos pares localizados no teto da cavidade bucal, formando o palato ósseo, cavidade nasal, órbita e a fossa infratemporal.
Se divide em direito e esquerdo, são dois pequenos ossos em forma de L, com uma lâmina horizontal e outra, lâmina vertical, localizados atrás das maxilas e

Relacionados