Curva francesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário
Curva francesa 2
Conceito2
Tipos de curva francesa 4
Conclusão6

Curva Francesa
A curva francesa é um gabarito com vazados curvos combinando diversos raios. Antes do surgimento do computador gráfico, maisespecificamente do desenho vetorial, as curvas francesas eram usadas em diversas áreas: no desenho arquitetônico, no design gráfico (para arte-finalizar logomarcas, por exemplo) – e também no desenhotipográfico. Serviam para traçar curvas impossíveis de se fazer com o compasso: curvas com o raio muito grande ou muito pequeno.

Conceito
Curva francesa: É um instrumento vazado com diversas curvas, de raiovariável, que servem, para concordar pontos, que formam curvas. É muito usado no desenho de planificações. Veja o exemplo abaixo.
Uma régua flexível (outro instrumento) pode substituir uma curvafrancesa.

Utilizada para traçar segmentos de curva e linhas sinuosas com diversos raios.
A curva francesa é um tipo especial de gabarito, com variadas formas de curvas, feita de plásticotransparente, é encontrado em diversos tamanhos.Usada como apoio para o desenho de linha curvas livres, sem um raio definido.

Há uma variedade de curvas dentro de uma só régua, que possibilita trabalharqualquer tipo de curvatura.

Observe o emprego da curva francesa no desenho abaixo:

As curvas do desenho acima eram para ter sido feitas usando uma régua curva francesa, que tem formato de vários tiposde curvas, para riscar sem nenhum tremor. Se olharmos atentamente ao desenho do pára-lama, vemos as junções das curvas. Por ter sido feitas a mão, sempre há marcas dos traços, diferentemente se...
tracking img