Curva de possibilidades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CURVA (ou Fronteira) DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO

Para ilustrar a questão da escassez de recursos e as alternativas que as sociedades dispõem para resolver seus problemas econômicos fundamentais(o que, como, quanto para quem produzir), a teoria econômica utiliza o conceito da Fronteira ou Curva de Possibilidades de Produção (CPP), que é a fronteira máxima que a economia pode produzir, dadosos recursos produtivos limitados e escassos. Mostra as alternativas de produção da sociedade supondo os recursos plenamente empregados.
EX: suponhamos que a economia produza apenas dois bens:manteiga e caminhões nos quais são empregados todos os recursos produtivos disponíveis (capital, mão de obra, terra, matérias primas e recursos naturais), com as seguintes alternativas de produção:Alternativas de Produção
A B C D E F
Manteiga (em mil toneladas) 0 3 6 8 910

Caminhões (em mil unidades) 15 14 12 10 7 0


(CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO)

CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE

Custo de oportunidade: é o grau de sacrifício quese faz ao se optar pela produção de um bem em detrimento da produção alternativa de outro bem.

Custo de oportunidade ao passar da alternativa B para C > produzir mais = 2000 caminhões 3000 ton. demanteiga.

Ou

Custo de oportunidade ao passar da alternativa C para B > produzir mais = 3000 ton. de manteiga 2000 caminhões.

(CUSTO DE OPORTUNIDADE ZERO)

Para pontos internos da CPP osrecursos não estão em pleno emprego. Neste caso, o custo de oportunidade é zero, pois não é necessário o sacrifício de recursos produtivos para se aumentar a produção de um bem ou, até mesmo dos dois bens(manteiga e caminhão).

Mudanças na CPP

A CPP é um conceito estático, pois, refere-se à disponibilidade dos fatores de produção em dado momento. Caso ocorra aumento na disponibilidade de...
tracking img