Curtumes blind

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Este trabalho tem como objetivo identificar os fatores críticos da área administrativa e financeira do comércio de curtumes, tendo como foco a empresa Ooze Indústria e Comércio Ltda., situada no Rio Grande do Sul, na cidade de Novo Hamburgo, região do Vale dos Sinos. Para atingir o objetivo proposto foi realizado um estudo quantitativo, por meio de pesquisa de campo, com aplicação dequestionários na empresa. O resultado da pesquisa apontou a função de administração como sendo aquela que representa maior dificuldade na gestão de finanças no setor coureiro calçadista, além disso, a função de controle de produtividade do couro também é uma dificuldade significativa. Tendo em vista a expressividade que o curtume vem assumindo no cenário atual, espera-se que este trabalho possacontribuir para a compreensão do fenômeno estudado, levando os gestores do segmento a refletirem sobre as causas e concentrarem esforços para a minimização de tais dificuldades.
Palavras chaves: Gestão de finanças, controle de produtividade e gestores.











ABSTRACT

This study aims to identify the critical factors of finance and administration of trade in leather, with a focuson business Ooze Industria e Comercio Ltda., Located in Rio Grande do Sul, in the town of New Hamburg, Valley region of the Bells. To reach that goal we conducted a quantitative study through field research, with questionnaires in the company. The research result showed the administration function as that which is greater difficulty in managing finances in shoe leather sector, in addition, thecontrol function of productivity leather is also a significant difficulty. Given the expressiveness that the tannery has assumed in the current scenario, it is expected that this work will contribute to the understanding of this phenomenon, taking the segment managers to reflect on the causes and focus efforts to minimize such difficulties.

Keywords: Finance Management, control and productivitymanagement























SUMÁRIO


RESUMO 3
ABSTRACT 4
1. INTRODUÇÃO 6
2. CONHECENDO A EMPRESA 7
2.1 Os processos de produção da Ooze 7
2.2 Organogramas da área financeira 8
3. GIRO OPERACIONAL E TOMADA DE DECISÕES 10
4. GESTOR: SUA IMPORTÂNCIA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO 12
5. PLANEJAMENTO FINANCEIRO 14
6. ANALISANDO A SAÚDE FINANCEIRA DA EMPRESA 16
6.1Capacidades de cumprimento das obrigações 20
7. A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NA TOMADA DE DECISÕES 25
CONCLUSÃO 29
REFERÊNCIAS 30







1. INTRODUÇÃO

O objetivo do nosso trabalho é apresentar as principais áreas administrativas financeiras dentro de uma organização, bem como definir as atribuições financeiras do gestor responsável. No presente trabalho, apresentaremos a empresa OozeIndústria e Comércio Ltda., uma empresa do ramo coureiro calçadista situada no Rio Grande do Sul, na cidade de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos.
Abordaremos sua estrutura organizacional, as preocupações financeiras com planejamentos e controles financeiros, a administração de receitas e despesas que envolvem o ativo e passivo totais. Além mais, analisaremos a importância dada peloadministrador às decisões de captação de recursos empresariais, objetivando a realização do planejamento de curto e longo prazo.
Nossa metodologia para obtenção destas informações foi através de entrevista e acesso aos demonstrativos contábeis da empresa. Através destes documentos foi possível a elaboração de cálculos, com os quais poderemos explicar a situação financeira da organização, seu estado deliquidez, bem como o grau de endividamento da empresa.
Por fim, citaremos a importância dos conhecimentos estatísticos no dia a dia do gestor financeiro, e como utilizar estas informações para sua tomada de decisão.







2. CONHECENDO A EMPRESA

Como início deste trabalho, vamos apresentar a empresa escolhida para futuras análises gerenciais. A empresa que abordaremos é a Ooze Indústria...
tracking img