Trabalho de filosofia - deontologia e teleologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (530 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Técnico em Agropecuária
Disciplina: Filosofia
Professor: Everson Deon


TÍTULO DO TRABALHO

Lays Nogueira[1] Tayná Bez Grambow² Vinícius Minela³


INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTODeontologia seria a ciência dos deveres, Jeremy Bentham, um filósofo inglês foi quem
Introduziu o termo deontologia no vocabulário filosófico, para se referir ao ramo da ética objetivo, o qual oobjetivo dos estudos são os princípios do dever e as normas morais. Seria ''a ciência do que é justo e conveniente'', uma ciência que identifica os valores morais de uma atividade profissional, ou oconjunto desses valores, ou seja, são normas que os profissionais estabelecem, afins da correção da qualidade moral de suas ações, assim criando uma relação entre profissional e sociedade. E é tambémchamada de ‘’Teoria do dever’’.
Teleologia é o estudo filosófico dos fins, ou seja, do propósito, objetivo ou finalidade. Se refere ao estudo das finalidades do universo e dessa forma, ateleologia se mantém junta da teologia (a hipótese de que um ser superior, Deus, no caso, realiza seus propósitos no universo), com sua ideia de que todu e todas as coisas são causadas pela vontade de umaentidade sobrenatural (deuses, Deus, espíritos). Platão e Aristóteles elaboraram essa noção do ponto de vista filosófico. Assim, a teleologia tenta responder os “para-quês”.

Prohaireses (‘’escolhaou ‘’propósito moral’’) é um conceito relativo à filosofia moral, e a teoria da ação é inseparável do conceito de deliberação e ao do desejo racional.
É a capacidade dos seres humanos em relação afazer escolhas, fazendo estes serem responsáveis pelos seus atos.
Phronesis, segundo Aristóteles é a sabedoria prática. Uma ciência que não é limitante em relação ao conhecimento, sendo que pretendemelhorar a ação do homem. Tem como finalidade descrever claramente os fenômenos do ato humano, principalmente pelo exame filosófico das opiniões dos homens sobre esses fenômenos e não somente...
tracking img