Curta-metragens-antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

O trabalho consiste em uma analise de 4 filmes escolhidos por nós, onde devemos aplicar na leitura deles os conceitos e comentários feitos em aula.

Os filmes foram escolhidos após algumas discuções durante encontro para desenvolver o trabalho e troca de diversos emails, a qual a dupla procurou dentre os títulos disponíveis no porta curtas, temas próximos e deinteresse de ambas.

Procuramos mesclar os conhecimentos e experiências cotidianas com o que foi dito em aula e mencionados através dos textos enviados em referencia as matérias discutidas em sala.

Os curtas escolhidos foram, BMW vermelho, Capital Circulante, Meow e a alma do Negócio, que retratam o comportamento da sociendade em relação a bens de consumo, escolhidos ou impostos e opoder que a mídia publicitária tem em manipular os desejos e a cultura de uma nação para de alguma forma moldar a cultura e o comportamento social destes.

A alma do Negócio mostra um perfeito casal-propaganda leva uma vida feliz e tranqüila até descobrir que seus maravilhosos produtos podem fazer muito mais do que prometem.
BMW vermelho retrata a história de uma família humilde que recebeum verdadeiro presente de grego: um carro de luxo, que não pode ser vendido por dois anos. Para piorar a situação, ninguém sabe dirigir. O tempo passa, e o automóvel acaba tendo usos bastante inusitados, conforme sinopse.

Capital Circulante é uma bem humorada história da luta pela sobrevivência nas ruas do Rio de Janeiro, que tem como personagem principal um carro importado "esquentado".Seus breves proprietários são pessoas de todas as classes sociais que fazem de tudo para possuí-lo mesmo que por alguns minutos.
Meow, um gato esfomeado fica sem leite, e é convencido a tomar um certo refrigerante. Será ele mais uma vítima da globalização? Terá ele salvação?
O intuito do trabalho é tentar encontrar uma forma de entender como funciona a questão da publicidade econsumo e o quanto isso influencia no comportamento da população e pode alterar suas questões culturais.
2 – Coportamento da Sociendade em relação ao consumo e Publicidade em curtas metragens



Podemos relacionar os filmes através da importância do consumo, em alguns momentos os filmes mostraram a mudança no relacionamento social em razão do consumo ou do desejo deste.

Esse consumose dá de forma coercitiva mostrando o sujeito da sujeição pela influência publicidade. O gato é “obrigado” a tomar o refrigerante que lhe é oferecido e pode-se perceber o etnocentrismo ao oferecer tal produto. Com o passar do tempo o produto é aceito e a mentalidade colonizada fica em evidência quando novamente lhe é oferecido o leite ele o rejeita.

A Publicidade muitas vezes éresponsável pela criação de grupos os quais através do produto consumido se identifica, convergindo ou segregando por afinidades, status ou etnias inúmeros modos de classificação, mas todos decorrentes de um “produto” socialmente desejado.

O grande risco como já foi visto em aula é a intolerância dessas diferenças e suas conseqüências, pois neste momento entra o Direito como balizador dos extremos.Será possível o homem apenas assistir ao diferente, sem tentar impor a sua diferença?

O etnocentrismo é marcante no ser humano. Hoje com toda facilidade para conhecer essas diferenças culturais através da internet e da globalização encontramos outro conceito trabalhado de que os “símbolos” decodificados da cultura estabelecem padrões de comportamentos aceitos, padrões culturais e apublicidade e o consumo interferem diretamente nesta classificação dos “códigos”.



2.1 Curta metragem A Alma do negocio

O casal através do marketing desenvolve cenas do cotidiano exaltando os produtos e suas utilizações, no entanto, descobrem que há um fundo selvagem neste consumo e nos produtos consumidos.

Assim retratamos a participação dos indivíduos na cultura como...
tracking img