Cursos superiores de tecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PRIIMEIRO:
-TABELA PERIÓDICA.

A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais, semimetais, não metais,gases nobres, dentre outros, em grupos divididos de forma a facilitar sua localização.

Assim é possível ampliar seus conhecimentos com diversos conteúdos envolvendo as propriedades da tabela e seuselementos. Aprenda quais os quesitos usados para o arranjo das famílias (períodos), que permitem não apenas verificar as características comuns de seus membros, mas também fazer previsões do que setratam tais elementos.

Através da tabela periódica podemos saber sobre a massa atômica, número atômico e distribuição eletrônica dos átomos, sem falar das propriedades periódicas que são usadas pararelacionar as propriedades dos elementos com suas estruturas atômicas. Entre essas propriedades temos: raio atômico, energia de ionização, eletroafinidade, eletronegatividade, densidade, temperaturade fusão e ebulição e volume atômico.
Os elementos se organizam de acordo com suas propriedades periódicas: à medida que o número atômico aumenta, os elementos assumem valores crescentes oudecrescentes em cada período. As principais propriedades periódicas são: Raio atômico, Energia de Ionização, Afinidade eletrônica e Eletronegatividade. 

Raio atômico 

Essa propriedade se relaciona com otamanho do átomo, e para comparar esta medida é preciso levar em conta dois fatores: 

- Quanto maior o número de níveis, maior será o tamanho do átomo; 

- O átomo que apresenta maior número deprótons exerce uma maior atração sobre seus elétrons. 

Energia de Ionização 

Energia necessária para remover um ou mais elétrons de um átomo isolado no estado gasoso: quanto maior o tamanho doátomo, menor será a energia de ionização. 

- Em uma mesma família esta energia aumenta de baixo para cima; 

- Em um mesmo período a Energia de Ionização aumenta da esquerda para a direita. ...
tracking img