Curso de terapia freudiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PSICANÁLISE CLÍNICA (ANPC BRASIL)
SITES da ANPC: www.anpc.com.br – www.anpcweb.com – www.anpcweb.com.br – www.anpcweb.org - www.anpcweb.org.br - www.anpcweb.net - www.anpcweb.net.br
SITE FIPSIT(Federación Interamericana de Psicoanálisis y Terapia Interdisdiplinar): www.fipsit.org


CURSO GRATIS DE INTRODUÇÃO DE TERAPIA FREUDIANA

1-HISTORIA DA PSICANALISEMédico vienense, fundador da psicanálise. Nascido em Freiberg, na Moravia (ou Pribor, na República Tcheca), em 6 de maio de 1856.[...]

Como clínico, tratava essencialmente de mulheres da burguesia vienense, qualificadas como "doentes dos nervos" e sofrendo de distúrbios histéricos.[...] Procurou, antes de tudo, curar e tratar de suas pacientes, aliviando os seus sofrimentos psíquicos. Duranteum ano, utilizou os métodos terapêuticos aceitos na época: massagens, hidroterapia, eletroterapia. Mas logo constatou que esses tratamentos não tinham nenhum efeito. Assim, começou a utilizar a hipnose, inspirando-se nos métodos de sugestão de Hippolyte Bernheim. [...]

Trabalhando ao lado de Josef Breuer (médico austríaco), Freud abandonou progressivamente a hipnose pela catarse, inventou ométodo da associação livre e, enfim, a psico-análise. Essa palavra foi empregada pela primeira vez em 1896 e sua invenção foi atribuída a Breuer.

No âmbito de sua amizade com Wilhelm Fliess ( médico alemão), ocorreram vários acontecimentos maiores na vida de Freud: sua auto-análise, um intercâmbio de caso (Emma Eckestein), a publicação de um primeiro grande livro, "Estudos sobre a histeria", noqual são relatadas várias histórias de mulheres [...] e, enfim, o abandono da teoria da sedução segundo a qual toda neurose se explicaria por um trauma real. Essa renúncia, fundamental para a história da psicanálise, ocorreu em 21 de setembro de 1897. Freud comunicou-a a Fliess em tom enfático, em uma carta que se tornaria célebre: "não acredito mais na minha Neurótica."

Começou então a elaborarsua doutrina da fantasia, concebendo em seguida uma nova teoria do sonho e do inconsciente, centrada no recalcamento e no Complexo de Édipo. Seu interesse pela tragédia de Sófocles foi contemporânea de sua paixão por Hamlet. Freud era um grande leitor de literatura inglesa, alimentando-se especificamente da obra de Shakespeare: "Uma idéia atravessou o meu espírito", escreveu a Fliess em 1897, "deque o conflito edipiano encenado em Édipo Rei de Sófocles poderia estar também no cerne de Hamlet. Não acredito em uma intenção consciente de Shakespeare, mas, antes, que um acontecimento real levou o poeta a escrever esse drama, tendo seu próprio inconsciente lhe permitido compreender o inconsciente do seu herói."[..]

Da nova teoria do inconsciente nasceria um segundo grande livro, publicado emnovembro de 1899, "A Interpretação dos Sonhos". "Você acredita", escreveu a Fliess, no dia 12 de junho de 1900, "que haverá um dia nesta casa uma placa de mármore com esta inscrição: 'foi nessa casa que, em 24 de julho de 1895, o mistério do sonho foi revelado ao doutor Sigmund Freud'? Até agora, tenho pouca esperança."

Entre 1901 e 1905, Freud publicou seu primeiro caso clínico (Dora) e trêsoutras obras: "A psicopatologia da vida cotidiana" (1901), "Os chistes e sua relação com o inconsciente" (1905), "Três ensaios sobre a teoria da sexualidade" (1905).

Em 1902, com Afred Adler, Wilhelm Stekel, Max Kahane (1866-1923) e Rudolf Reitler (1865-1917), fundou a Sociedade Psicológica das Quartas-Feiras, primeiro círculo da história do freudismo. Durante os anos que se seguiram, muitaspersonalidades do mundo vienense se juntaram ao grupo: Paul Federn, Otto Rank, Fritz Wittels, Isidor Sadger.

Em 1907 e 1908,o círculo dos primeiros discípulos freudianos se ampliou ainda mais, com a adesão à psicanálise de Hanns Sachs, Sandor Ferenczi, Karl Abraham, Ernest Jones, Abraham Arden Brill e Max Eitingon.

Durante o primeiro quarto do século, a doutrina freudiana se implantou em...
tracking img